Vai ser apresentado, no dia 28 de outubro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, o mais recente livro do psiquiatra Joaquim Manuel Pinto Serra, «Crónicas do Envelhecer», integrado na rubrica «Livros Abertos».
Este é o 16.º livro de Joaquim Pinto Serra, uma coletânea de crónicas dedicadas à problemática do envelhecimento num contexto de inserção dos mais velhos nas atuais comunidades. E onde se sentem marginalizados por deficiente interpretação do seu papel numa convivência intergeracional que se esperaria inteligente e solidária. Motivado pelos estudos nos domínios da Gerontologia e da Gerontopsiquiatria, leciona a disciplina «A Arte de Envelhecer» em várias Academias de Seniores, em Lisboa. Essas experiências sensibilizaram-no para a publicação desta obra, dedicada aos mais idosos e à sua difícil integração numa sociedade incomodada com as longevidades concedidas, nos tempos atuais, pela Ciência.
Joaquim Pinto Serra, médico psiquiatra, é louletano e reside em Lisboa. Durante cerca de 60 anos viveu em Coimbra, onde exerceu a sua atividade profissional. Aposentado da carreira hospitalar (chefe de serviço), desempenha, atualmente, funções clínicas no Hospital Privado de Loulé. A apresentação da obra fica a cargo de Maria Cristina Pinto Serra Guerreiro.