O Teatro das Figuras, em Faro, esgotou por completo, no dia 14 de outubro, para assistir à peça de teatro «Filho da Treta», protagonizada por José Pedro Gomes e António Machado. Com texto de Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins e Encenação de Sónia Aragão, a música esteve a cargo de Bruno Vasconcelos e Nuno Rafael, o Desenho de Luz foi da responsabilidade de Luís Duarte e os Figurinos são uma criação de Fernanda Ramos.
Quanto à história, é simples: antigamente, a vida era uma selva; agora, a vida é uma selfie. De facto, toda a treta se dispersou e cresceu nas redes sociais e os especialistas na matéria têm tido alguma dificuldade em encontrar a genuína «Conversa da Treta». No entanto, quem é vivo sempre aparece, nada se perde e tudo se transforma e o código genético da Treta renasceu, em 2016, com o aguardado «Filho da Treta».
Em palco, Zezé (José Pedro Gomes) continua a sua luta contra o bom senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez tendo por companhia o Júnior (António Machado), que interpreta o filho de Toni, imortalizado pelo já falecido António Feio. Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção. E a reação, ao longo de quase hora e meia, foi um constante gargalhar. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__129