O Festival de Dança Contemporânea «Entrelaçados», que decorre de 28 de outubro a 11 de novembro, regressa num formato inovador ao abranger duas cidades no Algarve, com Lagos a juntar-se à cidade de Portimão. Serão 15 dias consecutivos de programação intensiva em torno da dança contemporânea, que incluem Espetáculos, Workshops, Performances de Rua, Exposição de Fotografia, Cinema e uma Prova de Vinhos para aquecer os dias de Outono.
O Festival vai distribuir-se um pouco por toda a cidade de Portimão para celebrar a expressão artística nas suas diferentes vertentes, acolhendo, em vários palcos, os bailarinos, criadores e companhias que integram cinco grandes espetáculos e vários workshops que se entrelaçam com uma Exposição de Fotografia Coletiva «Algarve, Dança e Arte», com inauguração marcada para o dia 28 de outubro, às 17h, na Casa Manuel Teixeira Gomes. A abertura do Festival está agendada para 28 de outubro, pelas 15h30, no Museu de Portimão, com «Canned Mermaid», uma criação de Gonçalo Lobato que incide sobre o modo de vida dos trabalhadores na antiga fábrica de sardinhas de conservas de Portimão. Segue-se uma Performance de Rua na Zona Ribeirinha interpretada por bailarinos da Dancenema e Performact respetivamente, culminando com a inauguração da Exposição Fotográfica com prova de vinhos na Casa Manuel Teixeira Gomes, pelas 17h.
No dia 31 de outubro, às 21h30 tem lugar neste mesmo espaço uma Mostra de Vídeo-Dança alusiva ao Festival de Dança Contemporânea. Outra novidade desta edição é também o Novo Circo com «Once upon a Time», um espetáculo de uma história mágica que tem como tema central a elevação da força do amor, com os artistas João e Tiffanie Duo, finalistas da última edição do «Got Talent Portugal», agendado para 1 de novembro, às 17h, no Grande Auditório do TEMPO e dirigido às famílias.


Destaque ainda para o espetáculo «Árida», no dia 4 de novembro, no TEMPO, às 21h30. A coreógrafa algarvia Maria Ramos apresentará um espetáculo que trabalha a relação do corpo com o ambiente, uma coreografia pensada para uma bailarina: Marta Cerqueira. É ela quem interpreta os movimentos num meio ambiente «árido, ofuscante, de secura e vastidão», como um deserto. No dia 10 de novembro, às 21h30, a coreógrafa portimonense Maurícia Neves, juntamente com António Torres e Barbara Carlos, trarão à Black Box do TEMPO a peça «We are not so pretensious», projeto que aborda a pornografia, o cristianismo e o fitness sob o filtro de um barroco adulterado.
Além destes espetáculos, «Entrelaçados» oferece outras atividades relacionadas com a dança como os Workshops que entrelaçam a Dança Contemporânea com outras artes. Neste sentido, no dia 29 de outubro, a Casa das Artes abre portas para um Workshop de Fotografia ministrado por Cristina Cláudio. No dia 2 de novembro, às 19h30, terá lugar, no mesmo espaço, um Workshop de Dança Contemporânea, por Maria Ramos.
Já o Centro Cultural de Lagos receberá quatro espetáculos, nos dias 7, 8, 9 e 11 de novembro, sempre às 21h30. No dia 7 de novembro, tem lugar a «Mostra de Solos e Duetos» de vários criadores emergentes. No dia 8 há Cinema Documental e, no dia 9, a Companhia de Dança Contemporânea «Quorum Ballet» sobe ao palco com «A Modern Pespective», a mais recente criação do seu diretor Daniel Cardoso. «Baixos e Altos», da FIAR e com interpretação de Carolina Ramos e Rini Luyks, encerra o Festival no dia 11 de novembro, às 21h30.
No que concerne aos Workshops, este espaço cultural tem agendado para o dia 8 de novembro, das 19h às 21h, um Workshop de Desenho em Movimento ministrado pela artista plástica Inês Barracha e, às 19h30 do mesmo dia, um Workshop de Dança Contemporânea por Daniel Cardoso. No dia 11 de novembro, das 10h30 às 13h30, a professora Carolina Ramos ministrará um workshop de Floor Work e Iniciação ao Pole Dance.