No dia 11 de outubro, a Direção Regional de Cultura do Algarve promoveu as primeiras Jornadas Técnicas sob o entendimento de que a partilha técnica entre os que atuam numa mesma instituição permite um melhor conhecimento das ações em desenvolvimento. Foram apresentados os projetos inscritos no CRESC 2020 e aprovados – Fortaleza de Sagres, Castelo de Paderne, Portal da Sé de Silves, Ruínas Romanas de Milreu e Alcalar – e um dos projetos transversais em desenvolvimento – Lojas com História.
Os trabalhos iniciaram-se com um balanço da atividade desenvolvida desde 2013 até setembro do corrente ano, com a apresentação da evolução de alguns indicadores relativos, designadamente: a evolução do quadro de pessoal; a evolução do orçamento total e das receitas próprias; a evolução dos apoios atribuídos (em valor e número de associações); o número de visitantes nacionais e estrangeiros nos monumentos afetos. As concretizações efetuadas nestes anos, e as dinâmicas em curso, mereceram também uma referência especial, considerando-se relevante a mudança de instalações, de imagem e de página de Internet; a criação de novas normas de apoio à Ação Cultural e à Edição; a criação do Prémio Maria Veleda; o Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaN); a parceria do Café com Letras; a consagração do Promontório de Sagres como Marca do Património Europeu e a inscrição dos «Lugares de Globalização» na lista indicativa das candidaturas da UNESCO a Património Mundial.    
Na fase de apresentação das propostas de melhoria contínua para a ação da DRCAlg foram colocadas e debatidas questões de caracter técnico e financeiro, reconhecendo-se que as mesmas nem sempre conseguem ser conhecidas e compreendidas de forma alargada. De acordo com a organização, o objetivo desta partilha técnica foi atingido e considerado uma mais-valia entre palestrantes e assistentes, pois permitiu, não só conhecer o trabalho desenvolvido interpares, mas também a troca de informações que possibilita um ganho na prossecução dos projetos comuns.
As jornadas que se seguem ficaram agendadas para dezembro e terão como tema «Dinamização, Ação e Comunicação Cultural». É intenção que as Jornadas Técnicas ocorram em média três vezes por ano, sendo a primeira, em cada ano, dedicada às questões de gestão da organização, ao seu funcionamento e orçamento, e debate sobre a exposição técnica dos assuntos relacionados.