O concelho de Vila Real de Santo António recebe, nos dias 18 e 19 de outubro, um exercício, de âmbito nacional, de combate à poluição do mar, promovido pelo Serviço do Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional. O exercício irá decorrer no porto e marina de Vila Real de Santo António e na Praia de Monte Gordo e será composto por duas fases, com base num programa seriado de eventos simulados.
A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, do Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, e do Subdiretor-geral da Autoridade Marítima, Comodoro Ventura Soares, entre outras entidades. Irá envolver cerca de 300 operacionais e conta com diversos equipamentos, entre eles navios e embarcações de combate à poluição do mar; meios aéreos com capacidade de identificação e seguimento do poluente; recuperadores, barreiras, tanques portáteis e equipamento ligeiro de limpeza de praias; viaturas pesadas e ligeiras, tratores e equipamento de proteção individual.
No dia 18 de outubro, primeira fase do evento, será realizado um seminário, no Centro Cultural António Aleixo, a partir das 14h30, que terá como tema «A Preservação do Meio Marinho», onde serão abordados assuntos relacionados com a poluição marítima, bem como será apresentado o exercício de combate à poluição do mar, que decorrerá no dia seguinte. A 19 de outubro será realizado o exercício de combate à poluição, na Marina e Porto de Vila Real de Santo António e na Praia de Monte Gordo.


A Autoridade Marítima conta na realização deste exercício com o apoio da Marinha, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), da Força Aérea Portuguesa, do Instituto Hidrográfico, da Autoridade Nacional de Proteção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, da Associação Naval do Guadiana, da Sociedade Salvamento y Seguridad Marítima (SASEMAR), da SVITZER Portugal, da Tekever Group, da Universidade do Algarve, do Zoomarine, da Docapesca, da Rebonave e do Projeto MARPOCS.
No exercício ATLANTIC POLEX.PT 2017 simula-se a contenção e recolha de três mil metros cúbicos de fuelóleo decorrente de um derrame devido a uma colisão entre dois navios, um cargueiro e um petroleiro. O poluente derramado acabará por se dirigir para o porto de Vila Real de Santo António, afetando-o, assim como a linha de praia até Monte Gordo. Paralelamente, simula-se também um acidente de um pesqueiro no porto de Vila Real de Santo António, do qual resulta o derrame de cinco mil litros de gasóleo. Além dos derrames, e das consequentes operações de combate à poluição e do arrojamento de animais, será necessário proceder também ao salvamento de náufragos e evacuação de feridos.