Abre, a 1 de novembro, o novo período de candidaturas para bolsas de estudo para acesso ao Ensino Superior atribuídas pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel que, por considerar a educação como uma pedra basilar na edificação do futuro do concelho e da sua população, pretende proporcionar a todos os jovens iguais condições de acesso a um ensino de qualidade.
Esta medida foi implementada pela primeira vez no ano letivo 2011/2012 e já apoiou individualmente 10 jovens são-brasenses, o que corresponde, até ao momento, à atribuição de 21 bolsas de estudo, num investimento total que supera os 20 mil euros. Jovens que assim puderam frequentar cursos superiores tão diferentes como Medicina, Gestão, Educação Social, Design de Comunicação, Desporto, Sociologia, Relações Internacionais, Enfermagem, Biotecnologia ou Fisioterapia, em diversos estabelecimentos de ensino superior, nomeadamente a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Setúbal.
As bolsas de estudo atribuídas pelo Município consistem em apoios pecuniários concedidos a alunos que acedem, pela primeira vez, a um curso do Ensino Superior e que tenham obtido bom aproveitamento e mérito escolar e com comprovadas dificuldades económicas, mas que não sido contemplados com bolsas de estudo do Estado. É atribuída aos estudantes se maiores de 18 anos ou, caso contrário, aos respetivos encarregados de educação, de novembro a julho, num total de nove mensalidades. O apoio é concedido em prestações mensais cujo valor equivale a 1/5 do salário mínimo nacional, calculado com referência ao mês de novembro. Caso o estudante transite de ano, com bons resultados, a bolsa é renovada anualmente até ao final da obtenção do curso de licenciatura.
O período de candidatura decorre até 30 de novembro e os interessados devem entregar as suas candidaturas preenchidas, de acordo com o regulamento e formulários disponibilizados no site do município, nos Serviços Sociais da Câmara Municipal, sediados no Centro de Apoio à Comunidade.