O Agrupamento de Escolas de Albufeira deu as boas-vindas a um grupo de educadores/professores oriundos da Bélgica, Estónia e Roménia, num total de 11 elementos, que visitaram Albufeira no âmbito do Projeto Erasmus + «From the Forest to the Sea». O 3.º encontro decorreu até 21 de outubro, com o objetivo de partilhar experiências e as metodologias de trabalho desenvolvidas em cada um dos países.
Os participantes visitaram as diferentes escolas que constituem o agrupamento e testemunharam in loco a linha de ação particular de cada estabelecimento escolar, bem como a organização global do Agrupamento de Escolas de Albufeira que abrange desde o pré-escolar até ao secundário, incluindo cursos profissionais. O evento contou ainda com uma atividade de saída de maré e observação de espécimes marinhos, dirigida pela bióloga marinha, Ana Simões, do Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira e uma atividade de campo, por terras de Alte, o que permitiu a todos os elementos observar as diferenças entre o litoral, o barrocal e a serra algarvia e participar em atividades exploratórias usualmente vivenciadas pelas diversas turmas do agrupamento. Para que as atividades se realizassem na sua plenitude, os participantes tiveram a colaboração da Câmara Municipal de Albufeira, que contribuiu com a cedência de transporte para a deslocação dos intervenientes.


Este projeto decorre, ao longo de dois anos letivos, nas escolas de ensino pré-escolar e 1.º ciclo, estimulando a criança a ter um papel ativo na sua aprendizagem, sendo esta o sujeito principal da mesma. A aquisição de conhecimentos e competências essenciais ao desenvolvimento da criança é promovida através da resolução de problemas (Inquery-based teaching) e da participação em atividades de contacto com a natureza (metodologia outdoor education). Como fio condutor, são utilizadas histórias tradicionais que permitem às crianças adquirir conhecimentos e particularidades da cultura dos países envolvidos, levando-as a sentirem-se cidadãos europeus.