No dia 23 de setembro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano apresenta a peça «A Noite da Dona Luciana», uma comédia de Copi encenada pelo reconhecido quarteirense Ricardo Neves-Neves, diretor artístico da companhia Teatro do Eléctrico, e que conta com grandes interpretações de Custódia Gallego e Rita Cruz.
A Noite da Dona Luciana (1985) é uma comédia irreverente e florida, ao estilo de Copi. A peça dilui as fronteiras entre a imaginação e os estereótipos vinculados pelo inconsciente coletivo, ao estabelecer uma ácida caricatura humorística que vai desde a realidade quotidiana aos confins do absurdo e da extravagância. Os ambientes e contextos criados tanto se inscrevem no cliché e na situação comum, como se dissolvem num universo fantasioso. Num teatro acontece um ensaio tardio, onde estão presentes o encenador, a atriz e o técnico. O ensaio é interrompido por uma velha striper transsexual, que se envolve num confronto com a Companhia, lançando o espectador numa espiral entre a verdade e o delírio, a paixão e o humor negro.
A tradução do texto é de Isabel Alves e o elenco é composto por Custódia Gallego, José Leite, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz e Vítor Oliveira. Os figurinos estão a cargo de José António Tenente, o desenho de luz é da responsabilidade de Elduplo e a música de Sérgio Delgado. A peça tem a duração de 70 minutos, dirige-se a maiores de 16 anos e tem um custo associado por pessoa de 12 euros, passando para 10 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.