Sob o mote «Património e Natureza», a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da dinamização de um programa especial que decorrerá nos dias 22 e 23 de setembro. A primeira dessas atividades é o lançamento online, no dia 22, de uma brochura das «Lojas com História», publicação que apresenta o levantamento dos estabelecimentos mais antigos do concelho que continuam a exercer a sua atividade seguindo metodologias que os tempos modernos fizeram cair em desuso e que são um «Museu Vivo», resquícios de um Algarve de outros tempos em que as tradições e necessidades eram outras, e onde o visitante poderá vivenciar cheiros, sons, texturas e até adquirir produtos originais sempre agraciados por muita simpatia. Ao todo são uma dezena e meia de estabelecimentos, alguns com portas abertas desde o século XIX ou inícios do século XX, existentes um pouco por todo o concelho.
No dia 23 de setembro, as propostas abrangem públicos distintos. «Olhar a Paisagem, proteger o Património e a Natureza», é o nome da batida fotográfica agendada para as 10h, na zona ribeirinha de Silves, e que tem como objetivo registar a natureza, inserida na malha urbana da cidade de Silves, dando simultaneamente a conhecer, através de imagens fotográficas, a relevância da natureza na cidade, nos jardins, na envolvência dos monumentos, nas praças, na envolvente ao rio Arade ou até mesmo nos quintais ou nos vasos de uma varanda. As 24 melhores fotografias - que serão selecionadas por um júri a designar – serão oportunamente expostas numa exposição coletiva, na Igreja da Misericórdia de Silves, entre os dias 20 de outubro e 15 de janeiro de 2018.
O workshop «Manhãs de Cal» é a proposta do Município para o público infantil dos 6 aos 12 anos. A iniciativa tem lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, entre as 10h e as 13h, onde os mais novos terão a oportunidade de fazer uma experiência de pintura a fresco, confecionando as suas próprias tintas coloridas à base de cal e pigmentos naturais, para logo em seguida as aplicar numa tela, com desenho temático inspirado em elementos característicos da cidade. A participação é livre mas sujeita a inscrição prévia.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A nível nacional, o evento é coordenado pela DGPC, que também define o tema anual, e conta com a participação várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria. «Património e Natureza» é o tema desta edição e pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.