A «Rota dos Monumentos - Ciclo de Ensaios Abertos» vai ser inaugurada nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, no dia 29 de setembro, às 10h30, pela Orquestra de Percussão da Academia de Música de Lagos/Conservatório de Portimão, com a Direção Artística de Vasco Ramalho. A iniciativa é promovida pela Academia de Música de Lagos, em parceria com o Museu Municipal de Portimão e a Direção Regional de Cultura do Algarve, e integra as comemorações das Jornadas Europeias do Património.
Os Monumentos Megalíticos de Alcalar inspirarão a Orquestra de Percussão da Academia de Música de Lagos/Conservatório de Portimão às sonoridades antigas dos ritmos, com a apresentação de temas da tradição oral de inspiração portuguesa e africana, fazendo jus ao espírito do lugar. Para além dos inúmeros instrumentos de percussão, será dado destaque à timbila, instrumento tradicional africano, da família das marimbas. O concerto, de entrada gratuita, é para maiores de três anos e terá a presença de alunos das várias escolas do Concelho de Portimão.
A «Rota dos Monumentos» pretende contribuir para a dinamização cultural de alguns dos mais importantes monumentos da região, afetos à Direção Regional de Cultura, como as  Ruínas Romanas de Milreu, Monumentos Megalíticos de Alcalar e os Castelos de Aljezur,  Loulé e Paderne, dando a conhecer a vitalidade dos jovens músicos da região, que compõem alguns dos agrupamentos orquestrais mais emblemáticos, tais como a Orquestra de Percussão, Orquestra de Sopros  Nova Filarmonia, Orquestra de Sopros do Algarve, Orquestra Clássica da Academia e Orquestra de Acordeões. A 1.ª edição do ciclo de ensaios abertos irá decorrer entre setembro de 2017 e junho 2018 e é um projeto cofinanciado pelo Fundo da União Europeia CRESC ALGARVE 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, com o apoio dos Municípios de acolhimento e da Direção Regional de Cultura do Algarve.