Depois do sucesso em maio, a 2.ª Edição da Rota de Tapas da
Estrella Damm regressa a Faro, de 21 de setembro até 8 de outubro, com um total
de 23 restaurantes aderentes na Vila Adentro e na Baixa da capital algarvia. O
formato é o mesmo, ou seja, uma cerveja Estrella Damm e uma tapa custam três
euros.
Para representar o Algarve da melhor forma, encontram-se tapas
de tesouros do mar como o atum, o camarão ou o berbigão, mas também há espaço
para pica-pau e morcela. Do «Strudel de Atum» ao «Pastel de nata de marisco»,
muitas são as alternativas da Rota de Tapas da Estrella Damm, ao dispor no Vila
Adentro, O11ZE Tapas, Tertúlia Algarvia, O Castelo, Taska Algarvia, Faz Gostos,
Columbus Cocktail & Wine Bar, 3Points Sports Pub, Aperitivo, Boheme,
Restaurante Académico, Innocent Bar & Restaurante, Sushi Ya Fusion, Costa
Algarvia, Cinderela Farense, Mezzanine Bar & Vinoteca, Pé de Copos, Portas
de São Pedro, Travessa, Saudade em Português, Chelsea Pizza & Pasta, Restaurante
Chelsea e Taberna Zézé.
A Rota começou há 10 anos em Lisboa, alargando-se depois
para Porto, Braga e, finalmente, Faro, acontecendo todas em simultâneo, e mais
cidades deverão juntar-se ao circuito em 2018, de acordo com palavras de Elsa
Cerqueira, Marketing Manager da Estrella Damm. “O objetivo é levar consumidores
a novas zonas dentro destas cidades e, de certa forma, beneficiar os postos de
venda da Estrella Damm. À medida que as zonas se vão consolidando, avançamos
para outras, pelo que a rota se vai renovando, embora o conceito seja igual desde
a primeira edição”, explica.
As tapas também se vão renovando, com algumas a serem
criadas pelos chefes de cozinha especialmente para este evento que envolve a
conhecida cerveja originária de Barcelona. “A ideia é também promover o
convívio entre familiares e amigos e, quando a Rota nasceu, em 2013, ainda não
vivíamos esta euforia do turismo. A gastronomia, em Portugal, não era a mesma e
também não tínhamos o mesmo número de estrelas Michellin que possuímos
atualmente”, lembra Elsa Cerqueira, considerando que este posicionamento da
marca cada vez faz mais sentido.
Conforme referido, a Estrella Damm surgiu em Barcelona, em
1876, e 11 gerações de mestres cervejeiros têm levado a cabo a sua fabricação,
desde então, com ingredientes 100 por cento naturais e que conservam a sua
levedura desde a origem. Estamos a falar de uma cerveja lager, do estilo
pilsener, sendo produzidos anualmente 500 milhões de litros na fábrica
localizada em Barcelona. E é precisamente uma viagem a Barcelona que os
participantes na Rota podem ganhar, bastando, para tal, partilhar fotos das suas
experiências nos vários postos aderentes. “Segue-se uma pré-seleção antes do júri
escolher a foto vencedora, para duas pessoas conhecerem a cidade-mãe da Damm. A
Estrella Damm tem, em Barcelona, aproximadamente a mesma quota de mercado que a
Sagres e a Super Bock têm, juntas, em Portugal. É um colosso, líder
incontestável, e queremos que os consumidores vivenciem essa realidade”,
sublinhou Elsa Cerqueira, durante o lançamento da Rota no Restaurante
Boheme.
No caso concreto de Faro, a segunda edição da Rota conta com
23 pontos de venda, face aos 18 da edição que teve lugar em maio, dos quais se
mantém 16. “Nem todos os clientes e pontos de venda atuam da mesma forma e há
determinados patamares que a marca pretende manter. Queremos que as pessoas
sejam bem recebidas, que se sintam à vontade, que desfrutem da experiência.
Fazemos uma comunicação intensiva que acaba por divulgar os pontos de venda,
portanto, há uma pré-seleção rigorosa efetuada pelos nossos delegados comerciais.
O intuito é que a Rota seja feita a pé, com os consumidores a irem a este ou
àquele restaurante, de mapa na mão, a comerem, beberem e receberem o carimbo no
seu passaporte”, descreve Elsa Cerqueira, sublinhando que a estreia de Faro na
rota correu de forma espetacular. “A aceitação foi enorme, com clientes com um
nível muito elevado e milhares de tapas vendidas, mesmo não sendo a Damm a
marca líder de mercado”.
Texto: Daniel Pina |
Fotografia: Ricardo Bernardo