Depois do sucesso em maio, a 2.ª Edição da Rota de Tapas da Estrella Damm regressa a Faro, de 21 de setembro até 8 de outubro, com um total de 23 restaurantes aderentes na Vila Adentro e na Baixa da capital algarvia. O formato é o mesmo, ou seja, uma cerveja Estrella Damm e uma tapa custam três euros.


Para representar o Algarve da melhor forma, encontram-se tapas de tesouros do mar como o atum, o camarão ou o berbigão, mas também há espaço para pica-pau e morcela. Do «Strudel de Atum» ao «Pastel de nata de marisco», muitas são as alternativas da Rota de Tapas da Estrella Damm, ao dispor no Vila Adentro, O11ZE Tapas, Tertúlia Algarvia, O Castelo, Taska Algarvia, Faz Gostos, Columbus Cocktail & Wine Bar, 3Points Sports Pub, Aperitivo, Boheme, Restaurante Académico, Innocent Bar & Restaurante, Sushi Ya Fusion, Costa Algarvia, Cinderela Farense, Mezzanine Bar & Vinoteca, Pé de Copos, Portas de São Pedro, Travessa, Saudade em Português, Chelsea Pizza & Pasta, Restaurante Chelsea e Taberna Zézé.


A Rota começou há 10 anos em Lisboa, alargando-se depois para Porto, Braga e, finalmente, Faro, acontecendo todas em simultâneo, e mais cidades deverão juntar-se ao circuito em 2018, de acordo com palavras de Elsa Cerqueira, Marketing Manager da Estrella Damm. “O objetivo é levar consumidores a novas zonas dentro destas cidades e, de certa forma, beneficiar os postos de venda da Estrella Damm. À medida que as zonas se vão consolidando, avançamos para outras, pelo que a rota se vai renovando, embora o conceito seja igual desde a primeira edição”, explica.


As tapas também se vão renovando, com algumas a serem criadas pelos chefes de cozinha especialmente para este evento que envolve a conhecida cerveja originária de Barcelona. “A ideia é também promover o convívio entre familiares e amigos e, quando a Rota nasceu, em 2013, ainda não vivíamos esta euforia do turismo. A gastronomia, em Portugal, não era a mesma e também não tínhamos o mesmo número de estrelas Michellin que possuímos atualmente”, lembra Elsa Cerqueira, considerando que este posicionamento da marca cada vez faz mais sentido.
Conforme referido, a Estrella Damm surgiu em Barcelona, em 1876, e 11 gerações de mestres cervejeiros têm levado a cabo a sua fabricação, desde então, com ingredientes 100 por cento naturais e que conservam a sua levedura desde a origem. Estamos a falar de uma cerveja lager, do estilo pilsener, sendo produzidos anualmente 500 milhões de litros na fábrica localizada em Barcelona. E é precisamente uma viagem a Barcelona que os participantes na Rota podem ganhar, bastando, para tal, partilhar fotos das suas experiências nos vários postos aderentes. “Segue-se uma pré-seleção antes do júri escolher a foto vencedora, para duas pessoas conhecerem a cidade-mãe da Damm. A Estrella Damm tem, em Barcelona, aproximadamente a mesma quota de mercado que a Sagres e a Super Bock têm, juntas, em Portugal. É um colosso, líder incontestável, e queremos que os consumidores vivenciem essa realidade”, sublinhou Elsa Cerqueira, durante o lançamento da Rota no Restaurante Boheme. 


No caso concreto de Faro, a segunda edição da Rota conta com 23 pontos de venda, face aos 18 da edição que teve lugar em maio, dos quais se mantém 16. “Nem todos os clientes e pontos de venda atuam da mesma forma e há determinados patamares que a marca pretende manter. Queremos que as pessoas sejam bem recebidas, que se sintam à vontade, que desfrutem da experiência. Fazemos uma comunicação intensiva que acaba por divulgar os pontos de venda, portanto, há uma pré-seleção rigorosa efetuada pelos nossos delegados comerciais. O intuito é que a Rota seja feita a pé, com os consumidores a irem a este ou àquele restaurante, de mapa na mão, a comerem, beberem e receberem o carimbo no seu passaporte”, descreve Elsa Cerqueira, sublinhando que a estreia de Faro na rota correu de forma espetacular. “A aceitação foi enorme, com clientes com um nível muito elevado e milhares de tapas vendidas, mesmo não sendo a Damm a marca líder de mercado”.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Ricardo Bernardo