Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima foram os únicos portugueses a passarem o cut no 11.º Portugal Masters, qualificando-se, deste modo, para o fim-de-semana. Dos 144 jogadores que estavam à partida, só 75 irão lutar pelo título do torneio do European Tour de dois milhões de euros em prémios monetários e os dois atletas olímpicos estão bem posicionados. De facto, ambos figuram no top-20, depois de uma segunda volta parecida, em que sentiram dificuldades nos primeiros nove buracos do Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura, mas depois arrasaram nos segundos nove buracos.
Filipe Lima é o melhor português, no grupo dos 14.º classificados, com 135 pancadas, sete abaixo do Par, após voltas de 69 e 66. Na sexta-feira só houve dez jogadores da elite europeia a conseguirem fazer melhor do que o português residente em França, incluindo o novo líder da prova, o italiano Nino Bertasio, que leva duas voltas de 65 pancadas, para um total de 130, 12 abaixo do Par.
Bertasio dispõe de uma pancada de vantagem sobre o escocês Marc Warren (67+64). A melhor volta do torneio foi o 63 (-8) do sul-africano Thomas Aiken, que está empatado com Melo Gouveia em 19.º.


E se Filipe Lima cumpriu os últimos nove buracos do dia em cinco pancadas abaixo do Par, Melo Gouveia fez exatamente o mesmo para uma volta de 67 (-4) a juntar à de 69 (-2) da véspera, para um agregado de 136 (-6). Filipe Lima (o único português a passar este ano os cuts do Open de Portugal@Morgado Golf Resort e no Portugal Masters) e Ricardo Melo Gouveia podem atacar agora o recorde nacional de Ricardo Santos no Portugal Masters, quando foi 16.º em 2012.
No dia 22 hoje houve nove mil e 149 espectadores, a segunda melhor sexta-feira de sempre do torneio, depois de, no dia anterior, as sete mil e 439 entradas constituírem um recorde a uma quinta-feira. No dia do Pro-Am entraram três mil e 237.