No fim-de-semana de 30 de setembro e 1 de outubro realiza-se o Eurobirdwatch e Portimão lança o convite aos amantes da natureza para um passeio de observação de aves na Ria de Alvor, durante a manhã de sábado, na companhia do biólogo da Câmara Municipal de Portimão. Será uma ocasião privilegiada para observar as aves, com um guia especializado nas espécies que nidificam na Europa do norte e central e que nesta época do ano se dirigem às terras mais quentes de África, elegendo o rico ecossistema da Ria de Alvor para descansar e reabastecer, antes de prosseguirem viagem para sul.
O Eurobirdwatch é uma iniciativa coordenada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desde 1999 e que este ano conta com a participação de 26 entidades, entre empresas, organizações não governamentais, áreas protegidas e municípios. É promovido pela BirdLife International desde 1993, sendo o intuito da 24.ª edição sensibilizar as pessoas para a migração das aves e para os perigos que estas enfrentam nas viagens rumo a porto seguro.
A participação neste passeio outonal é gratuita, mas de inscrição obrigatória até às 12h do dia 29 de setembro, junto do Departamento de Ambiente da autarquia, através do telefone 282 480 412 ou email daes@cm-portimao.pt, e é limitada a 20 participantes. O ponto de encontro está marcado para o parque de estacionamento da Quinta da Rocha, a partir das 9h30, de onde os participantes partirão à descoberta de uma zona de elevado interesse ecológico e natural. Para esta caminhada ao longo do açude poente da Quinta da Rocha, com cerca de duas horas e meia de duração, é aconselhável o uso de vestuário e calçado confortáveis, proteção solar, binóculos e água.