No dia 4 de outubro, pelas 18h30, a Biblioteca Sophia de Melo Breyner Andresen, em Loulé, recebe a apresentação de «Escrytos – Crónicas e Ensaios sobre Cultura Contemporânea», de Paulo Pires, numa sessão integrada na rubrica «Livros Abertos».
Paulo Pires reuniu nesta compilação crónicas e ensaios sobre cultura contemporânea publicados inicialmente em jornais, suplementos, revistas e websites de âmbito cultural entre janeiro de 2013 e abril de 2017. Os textos escolhidos abordam questões ligadas à Gestão, Programação e Mediação Culturais, Artes Performativas, Estudos Artísticos, Literatura e Leitura/Bibliotecas, integrando ainda reflexões, quer sobre alguns projetos específicos que o autor desenvolveu, a esses níveis, em contexto profissional, quer em torno de temáticas sociológicas e educacionais. São textos inacabados, abertos e de questionamento crítico, que resultam de uma necessidade pessoal (e profissional) de reflexão e de produzir pensamento, vários deles cruzando-se com perspetivas sociológicas e não poucas vezes temperados pelo sal da poesia.
Paulo Pires nasceu em Faro, em 1977, mas as suas raízes familiares e afetivas estão entre o barrocal e a serra, em São Brás de Alportel. Com formação superior nas áreas das Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses), Música e Arquivística, ao longo do seu percurso tem aprofundado, pela reflexão crítica e prática profissional, os campos dos Estudos Artísticos e Sociologia da Cultura. Atualmente é programador em artes performativas na Câmara Municipal de Loulé. Esta obra é uma edição da Editora Arranha-Céus (Lisboa) e contou com o apoio do Município de São Brás de Alportel. A apresentação fica a cargo de Ana Isabel Soares.