No âmbito das Jornadas Europeias do Património, cujo tema deste ano é o «Património e Natureza», realiza-se, no dia 24 de setembro, pelas 9h30, na zona da Assêca, o passeio «Vinha e Vinho», sob a orientação do agricultor Manuel Marcelino e a antropóloga municipal Luísa Ricardo. O mote deste encontro é a celebração do início do Outono e a época de colheita, sabendo-se que o vinho integra a trilogia da Dieta Mediterrânica, juntamente com o pão e azeite.
O passeio visa dar a conhecer os saberes relacionados com esta cultura, bem como os seus diferentes usos: uva de mesa e/ou para vinho, uva passada; variedades diversas, algumas bastante antigas e caraterísticas do Algarve, como a negra mole e pau-ferro; a colheita; a feitura do vinho; as paisagens de vinha e parreiras que ladeiam caminhos e hortas e sombreiam pátios e casas, desde o litoral até à serra.
A vinha, a par das culturas do pomar de sequeiro, é um elemento bastante presente em descrições das paisagens rurais de Tavira, tal como a referência ao vinho. A este propósito, regista Silva Lopes, no século XIX, na obra Corografia ou Memória Económica, Estatística e Topográfica do Reino do Algarve:  “O seu terreno [de Tavira], grande parte na serra, produz muito vinho, que alli se manipula melhor que nas outras terras do Algarve, e aproveitão o bagaço para destillar, vendendo-se por isso de 300 a 400 réis, por carga.” (1988: 362).
A atividade, promovida pelo Município de Tavira, conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Tavira e integra o programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano». A inscrição, gratuita e obrigatória até dia 21 de setembro, destina-se ao público em geral.