Largas dezenas de são-brasenses assistiram à inauguração, no final de tarde do dia 14 de setembro, do Parque das Amendoeiras, o projeto vencedor da edição de 2016 do Orçamento Participativo de São Brás de Alportel e que implicou um investimento de 83 mil e 575,04 euros. O novo espaço verde no centro da vila inclui áreas de lazer, equipamentos de jogos para todas as idades e uma zona de brincadeiras para crianças.
O projeto englobou a dignificação deste espaço público, ordenamento do estacionamento, intervenção paisagística e criação de um novo parque de lazer intergeracional. “Estes projetos refletem a vontade da comunidade e devem ser claramente valorizados e destacados”, considerou, na ocasião, Artur Filipe Gregório. “São Brás de Alportel é uma vila que tem todo o potencial para ser um exemplo a nível nacional e internacional, pela sua escala e dimensão. Pode ser um laboratório de vivência urbana, da slow living, de um estilo de vida calmo e tranquilo, e fico muito contente pela comunidade, pelos autarcas, pelos dirigentes associativos, se unirem em torno desta realidade”, reforçou o presidente da Associação In Loco.


Vítor Guerreiro não escondeu a satisfação por assistir ao Parque das Amendoeiras repleto de seus conterrâneos, são-brasenses de todas as idades, com os mais novos a transformarem, inclusive, o pequeno lago existente no local numa piscina improvisada, face às elevadas temperaturas que se registavam. “Convertemos um terreno da autarquia, situado no coração da vila, em plena avenida, num espaço agradável e rodeado de natureza. Mantivemos as amendoeiras e as oliveiras e embelezamos e tornamos este espaço acessível para todos, com base na estratégia da autarquia de acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida”, evidenciou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.


O objetivo do executivo municipal é que o espaço seja vivido e desfrutado ao longo de todo o ano, com condições e conforto para o convívio dos amigos e das famílias. “Tem equipamentos de educação física geriátricos para os mais idosos, uma casa de árvore para os mais pequenos brincarem, e é este encontro de gerações que queremos promover no Parque das Amendoeiras”, referiu, com orgulho, lembrando que o projeto é da responsabilidade do arquiteto são-brasense André Guerreiro e que as obras foram realizadas, na sua grande maioria, por empresas do concelho. “São estas intervenções que possibilitam a construção dos sorrisos nos rostos dos são-brasenses e o que pretendemos, acima de tudo, é dar mais e melhor qualidade de vida para todos”, salientou o edil Vítor Guerreiro.  

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina