No âmbito do projeto «Choose our Food», a Odiana promove um ciclo de sessões, abertas ao público em geral, mas especialmente direcionadas a empresários da restauração e produtores agroalimentares do território. Sendo o enfoque nas zonas de baixa densidade identificadas no Baixo Guadiana, o objetivo é a capacitação técnica e incremento das competências de produtores e empresários, bem como o estímulo à dinamização da economia local/regional.
Estas sessões de capacitação foram desenhadas tendo em conta as necessidades identificadas pelos empresários, aquando da sua participação nas diversas ações do projeto, designadamente no «Diagnóstico Agroalimentar» e outras sessões presenciais. A primeira sessão de capacitação concerne à «Qualidade e Segurança Alimentar» e decorre nas instalações da Associação Odiana, em Castro Marim, no dia 25 de setembro pelas 14h.
Esta temática aborda as Instalações e equipamentos – da unidade de produção; o manuseamento de alimentos – desde a matéria-prima até à venda do produto; as produções artesanais - qualidade versus segurança Alimentar; embalamento e rotulagem; e os alergénios. Trata-se de uma ação de qualificação para os empresários envolvidos na produção, transformação e comercialização de produtos agroalimentares, de fabrico de cariz artesanal. A meta é eliminar ou minimizar potenciais perigos de segurança alimentar inerentes ao fabrico destes produtos.
Os formadores da sessão serão o Engenheiro Alimentar Carlos Brás, da Novbaesuris - Empresa Municipal de Castro Marim, Sandra Faísca e Sofia Duarte - Técnicas de Saúde Ambiental, e o Veterinário Municipal Luís Martins. A inscrição é grátis, mas obrigatória para odiana.comunicacao@gmail.com  ou 281 531 171. Este projeto desenvolve atividades orientadas para a cooperação dos setores agroalimentar e turístico, tendo por base a lógica de efeito âncora do setor do Turismo que permite potenciar o desenvolvimento do setor agroalimentar.
A iniciativa acontece com o selo da Associação Odiana, e colaboração da NovBaesuris, Empresa Municipal de Castro Marim, no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o projeto «Choose our Food» - Qualificação, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.