O contrato de adjudicação da obra do novo Posto Territorial da GNR de Almancil foi assinado no dia 14 de setembro, com as futuras instalações desta força de segurança a localizarem-se junto ao Campo Municipal e à Escola EB 2,3 Prof. António de Sousa Agostinho.
O Quartel, criado de raiz num terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé, será um contributo importante para melhorar as condições de trabalho dos militares da GNR e o atendimento ao cidadão, reforçando a segurança nesta freguesia onde se localizam alguns dos principais resorts turísticos do país. O valor da obra em Almancil é de um milhão e 120 mil euros e o prazo de execução é de 15 meses.
Este Quartel nasce de uma parceria entre o Município de Loulé e o Ministério da Administração Interna, que prevê a criação e requalificação de algumas infraestruturas, sendo a de Almancil uma das mais importantes. “Esta nova casa dos homens e mulheres que cuidam da segurança das pessoas e dos seus bens é uma necessidade sentida por toda a gente, ainda mais numa freguesia com a importância nacional como é Almancil, dada a sua atividade turística de excelência. Haverá talvez poucas áreas que concorram mais para o sucesso do turismo como a garantia da segurança, mas ela é igualmente fundamental para os residentes”, frisou Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.


Depois de assinado o contrato, as obras deverão arrancar no final de outubro, início de novembro, uma vez que o projeto ainda carece da aprovação do Tribunal de Contas, algo que demorará uma vintena de dias. “Os almancilenses vão ter aqui um excelente quartel, que resulta de uma colaboração entre a autarquia e a GNR que é encarada, por todos, como exemplar. A Câmara Municipal de Loulé atravessa uma boa situação financeira e, havendo necessidades do terreno para resolver, ela chega-se à frente por conhecer as limitações orçamentais do poder central. Estamos a falar do bem público e os recursos do Estado, sejam eles centrais ou locais, visam sempre solucionar os problemas das pessoas”, afirmou Vítor Aleixo, no local onde vai ficar implantada a nova infraestrutura.
Recorde-se que, no passado recente, foram efetuadas obras de requalificação no Posto Territorial da GNR de Loulé, foi inaugurado um Quartel na vila de Salir e iniciaram-se as obras para novas instalações em Quarteira. Chega agora a hora de Almancil ter um novo Quartel da GNR. “Durante muitos anos, Almancil deu bastante mais ao erário público municipal do que aquilo que recebia de retorno em termos de investimento público. Nestes últimos quatro anos, temos tentado reequilibrar esta situação de crónico desequilíbrio, para que seja feita justiça aos almancilenses. O investimento público feito nesta freguesia está a ganhar dimensão e consistência, com o objetivo de dar a esta terra aquilo que já há mais tempo deveria ter”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina