Na sequência do trabalho que tem vindo a desenvolver com a comunidade educativa na área da educação para o património, o Museu Municipal de Olhão – Compromisso Marítimo propõe às escolas, do pré-escolar ao 12.º ano, três projetos especiais para os anos letivos 2017/2018 e 2018/2019.
O primeiro projeto chama-se «As casas da Barreta e do Levante» e será desenvolvido durante dois anos letivos com turmas a partir do 3.º ano. O intuito é dar a conhecer em pormenor o centro histórico de Olhão e o valor patrimonial do conjunto edificado. Trata-se de um conjunto de casas que foram sendo construídas a partir do séc. XVIII, e que sucessivamente foram sendo alvo de diversas campanhas de obras, até se tornarem nas casas que conhecemos hoje como casas cubistas. O projeto contempla trabalho de pesquisa entre a escola e a comunidade, saídas de campo, visitas ao Museu, oficinas e uma exposição final.
A segunda proposta intitula-se «Olhar a Arte» e será desenvolvida durante um ano letivo. Está aberta à comunidade educativa a partir do pré-escolar e ao público em geral. Durante várias sessões de 30 minutos pretende-se explorar novos olhares sobre os objetos artísticos que existem no Museu.
Por último, o projeto «O Jogo do Moinho» destina-se a turmas do 3.º e 4.º anos e é uma parceria com a Rede de Museus do Algarve, estrutura informal constituída por museus e outras instituições culturais existentes no Algarve. Trata-se de um jogo de tabuleiro, de estratégia, entre dois jogadores, com o objetivo de colocar três peças em linha. Durante o ano letivo haverá diversas sessões, quer no Museu Municipal de Olhão, quer na sala de aula, ou noutros museus da Rede de Museus do Algarve que estejam a desenvolver o projeto.