Ricardo Melo Gouveia, Filipe Lima e Hugo Santos juntaram-se aos 87 jogadores que iniciaram, no dia 21 de setembro, o 11.º Portugal Masters com uma primeira volta abaixo do Par-71 do Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura. O N. º1 português, Ricardo Melo Gouveia, chegou mesmo a andar a três pancadas abaixo do Par, quando faltavam apenas quatro buracos para terminar a jornada, mas o final de prova algo irregular, com bogey-birdie-bogey-Par, fê-lo ficar no grupo dos 41.º classificados, no qual figura igualmente o campeão nacional Filipe Lima.
O caso de Lima foi bem diferente, na medida em que nem começou bem, mas acabou em grande, com três birdies nos últimos seis buracos e por pouco não fazia outro, com um put espetacular no buraco 9 que ficou a escassos centímetros de entrar. Os dois atletas olímpicos portugueses receberam da Federação Portuguesa de Golfe os seus diplomas atribuídos pelo Comité Olímpico Português pela presença no Rio 2016, fazendo companhia a famosos como o espanhol José Maria Olazábal e o escocês Paul Lawrie (campeões de Majors), o escocês Russell Knox (vencedor de um World Golf Championships), os antigos campeões do Portugal Masters Shane Lowry (Irlanda) e Tom Lewis (Inglaterra), e estrelas da Ryder Cup como Nicolas Colsaerts e Thomas Pieters.
Também os resultados de Hugo Santos de 70 pancadas (-1), em 69.º empatado, e de Miguel Gaspar de 71 (Par), em 88.º empatado, devem ser saudados como proezas pessoais e qualquer um deles pode sonhar com uma passagem inédita do cut nesta sexta-feira. Os restantes jogadores portugueses obtiveram as seguintes classificações e resultados: 111.º Tomás Silva, Vítor Lopes e Tomás Melo Gouveia com 73 (+2); 130.º João Carlota com 74 (+3); 137.º Pedro Figueiredo com 75 (+4); 140.º Tomás Bessa com 76 (+5); 142.º João Ramos com 77 (+6); 143.º Tiago Cruz com 78 (+7); e 144.º Tiago Rodrigues com 79 (+8).
A classificação é liderada pelo holandês Joost Luiten e pelo sul-africano George Coetzee, com 64 pancadas, sete pancadas abaixo do Par, sendo perseguidos por cinco jogadores a uma pancada de distância: o italiano Nino Bertasio, o francês Grégory Havret, o australiano Jason Scrivener, o inglês Callum Shinkwin e o chinês Ashun Wu. Quanto ao campeão em título, o irlandês Padraig Harrington, começou bem, com 67 (-4), empatado em 16.º. Pelo contrário, o campeão do Masters do Augusta National do ano passado, o inglês Danny Willett, entrou com o pé esquerdo e só aparece no grupo dos 88.º classificados, com 71 (Par).