A primeira edição do Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo de Loulé vai acontecer, no dia 23 de setembro, a partir das 9h, no Largo do Tribunal. Este concurso regional incluirá um percurso pelo centro da localidade e um almoço convívio para todos os participantes após a competição propriamente dita.
É obrigatória a apresentação do boletim de vacinas ou atestado de vacinação antirrábica, assim como do boletim sanitário com comprovativo de registo municipal, de acordo com a legislação em vigor. Como sempre ocorre nos concursos regionais, podem participar animais sem registo LOP (Livro de Origens Português), desde que a sua morfologia se enquadre no estalão da raça. O objetivo é que seja um dia de convívio para mais tarde recordar entre os amantes do Rafeiro do Alentejo.
Com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, esta é uma iniciativa promovida pela ACRA - Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, entidade que, desde 1994, leva a cabo um programa de atividades visando a preservação desta raça autóctone.