Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia continuam a fazer história no 11.º Portugal Masters e 2017 marca a primeira vez que dois portugueses partem para a última volta no top-20. Após a terceira volta, Lima estava no grupo de cinco jogadores dos 12.º classificados e Melo Gouveia encontrava-se empatado com 12 participantes no 20.º posto.
Ambos prosseguem um belo trajeto de só jogarem abaixo do Par, com o português residente em França a apresentar 203 pancadas, 10 abaixo do Par do Dom Pedro Victoria Golf Course, após cartões de 69, 66 e 68. Por sua vez, o algarvio que vive em Inglaterra totaliza 205 pancadas, oito abaixo do Par do percurso desenhado por Arnold Palmer em Vilamoura, depois de rondas de 69, 67 e 69. O líder do torneio do European Tour de dois milhões de euros em prémios monetários é o dinamarquês Lucas Bjerregaard (199 pancadas, 14 abaixo do Par).
Filipe Lima esteve perto de conseguir a melhor classificação de sempre de um português aos 54 buracos e poderia estar bem metido na luta pelo título, pela isenção de dois anos no European Tour e pelo cheque de 333 mil e 330 euros destinado ao vencedor. Depois de um eagle no buraco 17 – o ex-libris do campo –, o campeão nacional viu-se no grupo dos 4.º classificados com apenas um buraco pela frente, mas um chip e dois putts custaram-lhe um bogey e a descida para a 12.ª posição. Mesmo assim, à entrada do derradeiro dia, Lima estava a apenas quatro pancadas do líder.