A Câmara Municipal de Faro volta a assinalar as Jornadas Europeias do Património, entre 22 e 24 de setembro, com um conjunto de iniciativas inteiramente dedicadas ao património e à natureza. O programa arranca no dia 22, pelas 11h30, com a inauguração da instalação artística «Andorinhas Recriadas» no Museu Regional (edifício CCDR-Algarve). A instalação envolve a decoração de uma casa tradicional com um conjunto de andorinhas manufaturadas pelos utentes da ACASO – Centro Comunitário Al-Hain.
À tarde, pelas 17h, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, as Ruínas Romanas de Milreu recebem a exposição «Perspectivas 37º05’42’’,73N 007º54º’13’’,85W», que contempla a apresentação do filme «O Mundo de Milreu». O projeto dá a conhecer as perspetivas de vários artistas dos cinco continentes sobre Milreu e constitui o epicentro de uma manifestação artística à escala global. A autoria é de Nuno Murta e Carlos Norton, da Associação Fungo Azul, sendo a entrada livre e a participação gratuita.
Ainda no dia 22, no Museu Regional, pelas 18h, é inaugurada a exposição «Memórias D’Antigamente», onde se recupera a memória de uma antiga fábrica farense de refrigerantes, a «Quintodio» que, entre outras bebidas, desenvolveu o tradicional «Pirolito», tão do agrado da juventude, em especial na primeira metade do Século XX. O ponto alto do programa fica para o dia seguinte, no Museu Municipal, com a inauguração da exposição de pintura barroca sevilhana e algarvia «Pinturas do Barroco em Sevilha e no Algarve: Contactos, Coincidências e Discordâncias», que reúne obras de artistas famosos desse período, numa parceria com o Museu de Belas Artes de Sevilha.
Serão oito os pintores castelhanos e portugueses cujas obras podem ser vistas, com natural destaque para os espanhóis Murillo e Zurbarán, dois dos mais influentes representantes do barroco espanhol do século XVII. Durante dois meses, será possível verificar como a escola sevilhana teve a sua influência nas obras algarvias, assim como noutras cidades europeias durantes os séculos XVII e XVIII. A finalizar as Jornadas Europeias do Património, já no dia 24, o Município de Faro abre a entrada a todos os Monumentos do concelho.