A Câmara Municipal de Faro associa-se à celebração do Dia Europeu sem Carros, que se comemora a 22 de setembro, também integrado na Semana Europeia da Mobilidade, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente e este ano subordinada ao tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente».
A iniciativa visa informar e sensibilizar a população, com especial incidência na escolar, para a preservação do ambiente e salvaguarda dos recursos naturais. Pretende-se apelar a uma mudança consciente dos comportamentos, por forma a conseguirmos um meio urbano mais saudável e eficiente, com opção pela utilização dos transportes públicos, da bicicleta, e dos percursos pedonais, nas nossas deslocações diárias. A ação simbólica, direcionada a alunos do concelho, terá início às 10h do dia 22 de setembro e consiste numa animação itinerante, com palco móvel, intitulada «Caracol cultural – Arte que deixa rasto». Contará com a personagem «o Carteiro», que proporcionará aos mais jovens um mini-espetáculo de malabarismo cómico.
Neste dia, o tráfego motorizado estará encerrado no núcleo histórico da cidade, entre as 8h e as 17h, passando este local a estar reservado somente para peões, ciclistas e transportes públicos, de forma a sensibilizar a comunidade para o impacto que os comportamentos e estilos de vida de cada um de nós podem representar na preservação do ambiente. Ainda no âmbito destas comemorações, o Centro Ciência Viva do Algarve irá apresentar, pelas 14h30, a palestra «Investigando a mobilidade em cidades de média dimensão», dinamizada pela Professora Celeste Gameiro, do Instituto Superior de Educação da Universidade do Algarve.