A Assembleia da República lançou mais uma Edição do Programa Parlamento do Jovens, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, Ministério de Educação, Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nas regiões autónomas. O programa será desenvolvido ao longo do ano letivo com as escolas secundárias de todo o país que desejarem participar, culminando com uma Sessão Nacional, na Assembleia da República, nos dias 14 e 15 de maio de 2018.
O Parlamento dos Jovens – Secundário tem como objetivos: incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; e incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. A Direção Regional do Algarve do IPDJ é entidade parceira deste projeto, no distrito de Faro, para o ensino secundário, estando disponível para toda a colaboração solicitada pelas escolas na região algarvia.
Para o ano letivo 2017/2018, no ensino secundário, é proposto que os jovens trabalhem o tema «Igualdade de Género – um debate para tod@s!» e as inscrições das escolas interessadas deverão ser realizadas até dia 20 de outubro, no sítio da Assembleia da República: http://app.parlamento.pt/parjov/inscricao.aspx. Poderão também ser encontradas todas as informações relativas a este programa em: http://www.jovens.parlamento.pt/.