Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima fizeram história no 11.º Portugal Masters, ao partilharem entre si o 5.º lugar, a melhor classificação de sempre de portugueses no mais importante torneio de golfe de território nacional. Lima (com voltas de 69, 66, 68 e 67) e Melo Gouveia (com rondas de 69, 67, 69 e 65) totalizaram 270 pancadas, 14 abaixo do Par, ficando a seis do campeão, o dinamarquês Lucas Bjerregaaard, que adicionou cartões de 66, 65, 68 e 65 e conquistou em Vilamoura o primeiro título da sua carreira no European Tour, a primeira divisão europeia.
De uma assentada, Bjerregaard embolsou 333 mil e 330 euros e ascendeu do 114.º ao 47.º lugar da Corrida para o Dubai, garantindo virtualmente que irá continuar no European Tour, passando a lutar pela qualificação para o DP World Tour Championship, no Dubai. Esse era o principal objetivo dos dois atletas olímpicos portugueses, para o qual seria necessário um top-3, mas este 5.º lugar, ainda assim, valeu 77 mil e 400 euros a cada um. Em relação à Corrida para o Dubai, Ricardo Melo Gouveia melhorou de 133.º para 114.º, enquanto Lima subiu de 176.º para 145.º.


Faltam agora quatro torneios até ao final da época regular do European Tour e os dois portugueses precisam entrar no top-100 da Corrida para o Dubai para prosseguirem no European Tour na próxima temporada. Há outra hipótese, que consiste em ficarem no top-10 da Access List, um ranking que só conta os eventos que não integram a Rolex Series. Nessa hierarquia, Melo Gouveia deu um salto para 13.º e Lima para 25.º.
Certo é que o recorde nacional de 16.º classificado de Ricardo Santos no Portugal Masters de 2012 foi pulverizado e, no caso de Ricardo Melo Gouveia, ainda se pensou na hipótese de chegar à vitória, quando andou algum tempo no segundo lugar, por duas vezes distintas durante a última volta. Quando acabou a sua prova, era o líder na clubhouse, algo de inédito na prova para um português.
Para o Turismo de Portugal, os números de afluência, as transmissões televisivas para todo o Mundo, a promoção do golfe no Algarve em particular e no país em geral, os prémios sistemáticos de melhor destino turístico de golfe, são os fatores determinantes do sucesso do torneio. No entanto, o 5.º lugar de Lima e Melo Gouveia são considerados igualmente como uma enorme alavanca para o golfe ser encarado como desporto e não apenas como uma atividade económica.