Lagoa esteve representada no I Fórum para a Cooperação Económica, Cultural e Educativa que decorreu em Lagoa dos Açores (com quem está geminada desde 16 de janeiro de 2008), de 19 a 25 de junho e em que também estiveram presentes todas as outras cidades geminadas com a cidade açoriana, Saint-Thérese – Québec, Canadá; Dartmouth, Rehoboth, Bristol, New Bedford e Taunton – EUA e Santa Cruz – Ilha de Santiago, Cabo Verde. A presença do município algarvio gerou muita curiosidade e interesse entre os vários participantes, pelo que desde logo foram iniciadas conversações por parte de New Bedford e Dartmouth e o executivo municipal para que essas duas comitivas, com expressiva representação nos vários setores públicos, académicos e empresariais, fizessem uma visita a Lagoa, que agora se concretizou, de 14 a 17 de setembro.
Aquando do Fórum nos Açores foi abordada, em termos gerais, a possibilidade de uma geminação de Lagoa com Dartmouth, através do seu representante Greg Barnes, Diretor Financeiro daquele município, aspetos agora debatidos mais detalhadamente. Não se tratando de uma mera assinatura mas de uma geminação com pressupostos bem delineados e aceites por ambas as partes envolvidas no processo – fortemente assente na interação económica, cultural e educacional – foram discutidos os fundamentos e áreas de ação para firmar o Protocolo de Geminação com Dartmouth. O objetivo será desenvolver Programas de Bolsas de Estudo para alunos provenientes de Lagoa na UMA Dartmouth Marine Biology e UMA Dartmouth School of Innovation, Projetos de Intercâmbio de alunos e professores, Programa de Estágios Profissionais para os nossos alunos e, simultaneamente, implementar a promoção turística do Concelho e sua penetração no mercado dos EUA, divulgar o território lagoense para a captação de investimentos e promover o vinho, entre outras valências.
New Bedford é uma cidade do Estado de Massachusetts – a cerca de 82 quilómetros da capital, Boston – fundada em 1652 e estabelecida em 1787, com uma grande população de imigrantes portugueses. Dartmouth é uma cidade da costa sul do Estado de Massachusetts, numa zona de aldeias históricas, vinhas e quintas, que comemorou o seu 353.º aniversário a 8 de junho. Na Universidade de Dartmouth existe o Departamento de Português, responsável pela Licenciatura e Mestrado em Estudos Portugueses.