No âmbito das Jornadas Europeias do Património Cultural, o Município de Castro Marim organiza, no dia 24 de setembro, pelas 9h30, uma caminhada pela natureza. O percurso, de seis quilómetros, começa à entrada da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA) e passa por uma salina industrial e outra artesanal, onde o salineiro Reinaldo Faísca dará a conhecer aos participantes a diferença entre a exploração artesanal, de pequenos talhos, onde o sal é recolhido manualmente, e a exploração industrial, de grandes dimensões, onde o braço do homem foi substituído pelas máquinas. Ambas constituem habitats fundamentais para as aves aquáticas, sendo utilizadas como local de repouso, alimentação e nidificação.
A iniciativa conta com a colaboração do fotógrafo Agostinho Gomes, que se interessa e dedica, desde os anos 80, pela avifauna da região do Baixo Guadiana. A sua manifesta paixão pode observar-se na exposição de fotografia sobre Património Natural, patente na sede da Reserva Natural, realizada em parceria com os fotógrafos Hugo Esteves e José Carlota. Do programa faz ainda parte a visualização de um filme sobre a RNSCMVRSA. 
As Jornadas Europeias do Património Cultural são este ano subordinadas ao tema «Património e Natureza», promovendo a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A Caminhada pela Natureza é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a colaboração do Centro de Marcha e Corrida de Vila Real de Santo António, do fotógrafo Agostinho Gomes e do salineiro Reinaldo Faísca.