O Município de Castro Marim apresentou, em maio, uma candidatura para obtenção de fundos comunitários no âmbito da medida 3.4.1 «Desenvolvimento do regadio eficiente», do programa PDR2020, com vista à concretização de uma obra da responsabilidade da administração central e que é um desejo da população há mais de 20 anos, designadamente a construção do sistema da rede de rega da Várzea de Odeleite.
A Barragem de Odeleite, inaugurada em 1997, depois de anos de construção, destinar-se-ia a abastecimento de água para consumo humano, função que sobejamente tem assumido nestas décadas, e para sistemas de rega. Dela depende o Aproveitamento Hidroagrícola do Sotavento Algarvio, que beneficia uma área de cerca de oito mil e 600 hectares de terrenos agrícolas, dos concelhos de Castro Marim, Tavira, Vila Real de Santo António e Olhão, mas paradoxalmente não integra os terrenos a jusante da ribeira.
Desde então que Odeleite sonha com um sistema de rega para os terrenos na margem da ribeira a jusante. O processo de candidatura iniciou-se em março deste ano, numa estreita parceria entre a Direção Regional de Agricultura, a Cooperativa Agrícola e de Rega de Odeleite, e a DGRADR -Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, assumindo-se o Município de Castro Marim, por impossibilidade dos demais reunirem condições mínimas para a sua concretização e operacionalização. Embora não se reconhecendo como entidade com conhecimento específico da matéria, o Município de Castro Marim abraçou de imediato o repto, dados os elevados interesses para o território e, em particular, para os proprietários daquela várzea.
Desencadearam-se vários contactos e reuniões, de onde resultou uma vontade expressa de todas as partes, e os processos necessários para reunir os elementos instrutórios ínsitos. A área total a beneficiar pelo sistema será aproximadamente de 132 hectares, de acordo com o delimitado pelas entidades competentes, situando-se a jusante da Barragem e desenvolvendo-se ao longo da Ribeira de Odeleite. A construção da rede de rega permitirá dar resposta a um antigo anseio da população, desde a construção da barragem de Odeleite nos anos 90, e melhorar as condições de produção dos agricultores daquela área, permitindo inclusivamente a diversificação de culturas.
Apesar da dificuldade do processo, não só pelo frágil grau de maturidade, à data, dos elementos necessários para instruir devidamente a candidatura, mas também pela realidade do território, com o espartilhar da área por mais de 300 proprietários, o Município conseguiu apresentar a candidatura em tempo útil. A candidatura encontra-se neste momento em apreciação pela Autoridade de Gestão do PDR2020 e, caso seja aprovada, haverá ainda que ajustar o projeto de execução, elaborar caderno de encargos e preparar programa de concurso. Colhendo o sinal positivo, o financiamento cifrar-se-á numa ajuda pública de 100 por cento, com uma estimativa de investimento na ordem dos 1,7 milhões de euros.