A Área Desportiva da Praia da Rocha registou, em 2017, o maior número de participantes desde a sua abertura, em 2008. De 1 de julho a 31 de agosto, cerca de 36 mil e 528 pessoas integraram o programa de animação promovido por este equipamento municipal, traduzindo-se num aumento de 16 por cento em relação a 2016.
Com uma equipa de oito instrutores de diferentes modalidades e 12 monitores, o equipamento promoveu a prática diária de aulas de Fitness, Hidroginástica, Zumba, Yoga e Pilates e, este ano pela primeira vez, atendendo à forte procura, uma Academia de Futevolei da responsabilidade da Federação Nacional de Futevolei. Para além das aulas, a equipa da Área Desportiva assegura a coordenação da logística das atividades livres ali realizadas e integradas na dinâmica dos clubes desportivos e das iniciativas realizadas na concessão, entre elas torneios de voleibol e futebol de praia, encontros de surf, ações de sensibilização para salvamento aquático e ações promocionais de diferentes marcas, entre elas da Coca-Cola e Sprite.
Há cerca de cinco anos que o município firma parcerias com empresas e instituições privadas que têm permitido que todas as atividades promovidas no equipamento sejam de acesso gratuito. Para além do patrocinador oficial da Área Desportiva da Praia da Rocha, que pelo terceiro ano consecutivo foi a Decathlon Portimão, que marcou presença todas as quintas-feiras com uma atividade de running, houve também a parceria da Marina de Portimão, da Delta Cafés e do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.
A funcionar desde 2008, o projeto desportivo desenvolvido na Praia da Rocha tinha registado o seu maior pico de afluência em 2010, com 29 mil e 220 participantes, seguido de 26 mil e 496, em 2014 e 26 mil e 201 no ano passado. De acordo com os números e aferição dos técnicos que in loco acompanham este projeto, o balanço referente a este ano é extremamente positivo, com um elevado aumento da participação.