A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, com uma iniciativa que incentiva os residentes e os turistas da região a partilharem as suas deslocações através da aplicação móvel VAMUS, permitindo identificar as tendências e as preferências de mobilidade nos municípios algarvios. A aplicação VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve está disponível para Android e IOS, permitindo conhecer a rede de transportes públicos existente, rever os percursos realizados, descobrir alternativas e ter acesso à rede georreferenciada de infraestruturas de apoio às deslocações em bicicleta ou em viaturas elétricas.
A análise dos dados, que são recolhidos de forma anónima, fornece à AMAL, enquanto autoridade de transportes, dados essenciais para uma melhor projeção de soluções para o futuro da mobilidade sustentável no Algarve. Para incentivar a adesão ao projeto, através da descarga da aplicação, a AMAL promove um passatempo em que os participantes se poderão habilitar ao sorteio de uma bicicleta e de vários brindes. A base do passatempo será a página da AMAL no Facebook, onde os utilizadores, após descarregarem a aplicação, encontram o link para o questionário que os habilita a participarem na iniciativa que permite reforçar deslocações mais sustentáveis no futuro.
O projeto VAMUS é liderado pela AMAL e cofinanciado pelo CRESC Algarve2020 no âmbito do Portugal 2020, envolvendo entidades públicas e privadas no compromisso da mobilidade sustentável e amiga do ambiente.