Celebra-se, a 27 de setembro, mais um Dia Internacional do Turismo, este ano subordinado ao tema do «Turismo Sustentável como instrumento de desenvolvimento!», e a Câmara Municipal de Albufeira associa-se às empresas EVA Transportes, Douro Acima e Turistrem com o objetivo de promover a mobilidade como outro dos fatores de desenvolvimento turístico. Assim, residentes e visitantes poderão deslocar-se pela cidade sem pagar bilhete durante todo o dia no Giro e no autocarro Sightseeing, entre as 9h e as 13h. No mesmo horário, as crianças até aos 11 anos podem viajar gratuitamente no Comboio Turístico.
Quem quiser conhecer um pouco mais da história do concelho pode aproveitar os transportes gratuitos para visitar o Museu Municipal de Arqueologia, na zona antiga da cidade, que tem patente a exposição temporária «Urban Sketchers Paderne». A mostra revela os desenhos realizados pelo coletivo de autores resultantes de uma visita à Aldeia e Castelo de Paderne. Durante a manhã serão também distribuídos flores e postais alusivos ao concelho aos visitantes e residentes que se encontrarem a circular por Albufeira.


Em Portimão, a Associação Turismo de Portimão vai promover um passeio guiado pelo Percurso Natural «Praia do Vau – Ponta João d’Arens», bem como uma mostra de doçaria regional e conventual e uma demonstração de artes rurais e de pesca, ambas no Posto de Turismo Municipal de Portimão. Os interessados em participar no passeio deverão efetuar, até ao dia 26 de setembro, uma inscrição prévia no Posto de Turismo Municipal, situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão ou através do email info@visitportimão.com. O ponto de encontro é o estacionamento da Praia do Vau e o passeio tem início às 9h30.
O Posto de Turismo Municipal abrirá, como habitualmente, para acolher os muitos visitantes que por esta altura escolhem Portimão como destino turístico. Das 9h30 às 13h30, a Associação Turismo de Portimão oferece ainda a oportunidade de degustação de doçaria regional e conventual, e assistir ao vivo a demonstrações rurais e de pesca. Estas iniciativas contam com o apoio do membro da ATP «Casa da Isabel» e do Museu de Portimão. Para os que gostam de emoção e adrenalina, o Autódromo Internacional do Algarve oferece 25 por cento de desconto em todos os alugueres individuais de karts acima dos cinco minutos.