A 70.ª Copa Mundial de Acordeão, principal competição internacional de acordeão, decorreu, de 5 a 10 de Setembro, na cidade de Osimo, em Itália, numa organização conjunta da «Confédération Internationale des Acordéonistes Member of the International Music Council, an NGO oficial partner of UNESCO» e da Italian Accordion Culture. Em competição estiveram cerca de duas centenas de concorrentes, em representação de 25 nacionalidades, sendo que os quatro portugueses em prova obtiveram classificações honrosas.
Assim sendo, na Categoria Júnior Virtuoso, João Palma (aluno de Nelson Conceição), ficou em 5.º lugar e Luís Mira (aluno de Gonçalo Pescada), alcançou o 8.º lugar. Na Categoria Júnior Copa Mundial, Sérgio Gladkyy (aluno de Gonçalo Pescada), ficou na 11.ª posição. Em Sénior Virtuoso, Luís Gama (aluno de Hermenegildo Guerreiro), obteve o 9.º lugar. 
A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, associação acreditada para o efeito, comandou a representação portuguesa nesta competição, através do seu delegado e membro do distinto painel de Jurados Internacionais, Hermenegildo Guerreiro. A Mito Algarvio atribuiu ainda um apoio financeiro aos concorrentes portugueses seus associados, de forma a minimizar os custos inerentes à sua deslocação.