Está de volta o maior festival de folclore do Sul de Portugal, o FOLKFARO, que promete inundar a cidade de Faro, e muitas outras localidades algarvias, com o colorido das músicas e danças do mundo, de 19 a 27 de agosto. Trata-se de uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e que vai já na sua 15.ª edição.
Estarão representadas as músicas, danças e trajes de povos de diferentes continentes, através de grupos provenientes de sete nações. Mais de 300 participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras. «Povos, Culturas e Tradições!...» é o lema da edição deste ano e os grupos presentes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmados os Folk Ensemble Madara (Shumen), da Bulgária; os Ensembles Murager e Inju Marzhan (Atyrau), do Cazaquistão; o Grupo Folklórico Costa Rica (Asserri), da Costa Rica; o Gruppo Gergent (Sicília), da Itália; o Ballet Folklórico de Orizaba (Orizaba), do México; e o Ensemble Warszawianka (Varsóvia), da Polónia. Para além dos grupos internacionais, também as tradições portuguesas estarão bem representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal: Grupo Tradicional «Os Casaleiros» - Azambuja; Rancho Folclórico Rosas do Lena – Batalha; Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães; Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha (Loulé); Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro; Grupo Folclórico de Faro (organizador) – Adulto, Infantil e Cancioneiro.
A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 19 de agosto (21h30), com todos os países participantes, marcará o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no Verão cultural de Faro. Esta Gala contará com as participações especiais da CDA - Companhia de Dança do Algarve e da cantora Sandra Cristo, a apresentação do grupo anfitrião e a estreia de todos os seis grupos internacionais convidados.


Os espetáculos diários regressam este ano ao Palco do Passeio da Docas, entre 20 e 27 de agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais. Em cada uma dessas noites, atuarão sucessivamente os diversos grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Clube de Danças João de Deus, Associação S. Brás Bailando, Grupo «Amar Guitarra» e Fado com Cátia Alhandra acompanhada por José Alegre e Rafael Pacheco. O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Albufeira, Tavira e Silves, num total de 15 localidades.
As Animações de Rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca, e as animações musicais na «Tertúlia Algarvia» irão trazer um ambiente de alegria e a festa à cidade. Os Programas Especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçam a componente social do festival. Os Ateliers de Dança na Escola EB 2,3 Santo António irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam. A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.
Recorde-se que o FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.