A 38.ª edição da FATACIL, a maior feira generalista do Algarve e uma das maiores do país, abriu portas, em Lagoa, no dia 18 de agosto. À semelhança de outros anos, todos os dias estão subordinados a um tema específico, sendo o primeiro dedicado ao município de Lagoa. A 19 de agosto é a vez do artesão, prosseguindo a FATACIL com o Dia da Agricultura e Pescas do Algarve (20), do Empreendedor (21), da Gastronomia Algarvia (22), do Cavalo Lusitano (23), do Turismo (24), dos Vinhos do Algarve (25) e do Crédito Agrícola (26). A feira encerra a 27 de agosto com um dia dedicado à criança.
O cartaz do Palco Principal, como de costume, contempla artistas de top nacional capazes de potenciar o reencontro de várias gerações e, depois de Agir animar a multidão no primeiro dia, seguem-se Richie Campbell (dia 19), João Pedro Pais (dia 20), GNR (dia 21), Dengaz (dia 22), Quim Barreiros (dia 23), a dupla Carminho/Tiago Bettencourt (dia 24), Xutos e Pontapés (dia 25), Matias Damásio (dia 26) e D.A.M.A (dia 27).
Na feira estão presentes cerca de 700 expositores, distribuídos por uma área superior a 50 mil metros quadrados, e os motivos para uma visita não se esgotam nos concertos do Palco Principal. De facto, o Setor Equestre já se tornou uma referência nacional e internacional e o elenco de 2017 faz justiça a esse estatuto. O espaço foi inaugurado, na sexta-feira, pelo presidente da Associação Brasileira do Puro Sangue Lusitano, Ismael Silva, momento que antecedeu o espetáculo «Patrimónius». No dia 20, disputa-se uma poule de obstáculos e, no dia seguinte, Francisco Cancella de Abreu realiza a primeira parte de um estágio, com a Vilamoura Equestrian School a efetuar também uma apresentação pública.
No dia 22 acontece a parte final do estágio e, no dia 23 de agosto, decorre uma avaliação estática e dinâmica ao Cavalo Lusitano. Um dos destaques do cartaz tem lugar precisamente nesta noite, o «Patrimónius» com Clemence Faivre, que faz a sua estreia em Portugal. No dia 24 de agosto ocorre uma prova de ensino de Equitação de Trabalho, antes de uma lição equestre ao vivo com Maria Paes do Amaral. No dia 25 de agosto é a vez de uma prova de maneabilidade e velocidade de Equitação de Trabalho e o fim-de-semana volta a acolher o espetáculo «Patrimónius», sendo que, no dia 26 de agosto, será feita uma homenagem ao falecido José Francisco Cruz e Crujo, criador da prestigiada Ganadaria e Coudelaria Varela Crujo e que era uma presença assídua nas corridas de toiros e atividades equestres da FATACIL.
À gastronomia, muita e variada, e aos momentos de animação de rua junta-se a visita obrigatória ao espaço «Amar a Terra», sob a responsabilidade da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. É neste espaço que se podem encontrar os produtos típicos da região como o vinho, o mel, os doces regionais, os enchidos, o figo, a amêndoa, a alfarroba, os citrinos, o artesanato, entre muitos outros. O setor agropecuário dá especial enfase aos criadores de todo o Algarve e, além da mostra de raças nacionais e algarvias, propõe o concurso nacional de ovelha churra algarvia, bem como uma atenção especial ao cão do Barrocal Algarvio.
A vertente agropecuária é, sem dúvida, uma das estrelas da FATACIL e encontram-se 32 stands na zona «Amar a Terra», entre os quais se pode assistir a demonstração ao vivo do artesanato regional. Em parceria com a DOCAPESCA e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vão ser dinamizados showcookings e não falta uma tenda institucional com a presença da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, a DOCAPESCA, os Grupos de Ação Costeira, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Universidade do Algarve, o Centro de Ciência Viva e o EuropeDirect, entre outros.
Em termos de entradas, os preços mantêm-se (3,5 euros/dia; 12,5 euros/dia para uma família de quatro pessoas; 20 euros para os 10 dias) e reforçou-se a capacidade de estacionamento em cerca de mil viaturas. Deste modo, a feira conta com um novo parque, junto aos Supermercados Aldi e Apolónia, elevando para sete o número de parques e a capacidade total para perto de quatro mil viaturas. Tudo isto implica um orçamento de 850 mil euros para a edição de 2017 da FATACIL, valor idêntico ao do ano transato.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__121