Vai decorrer, de 21 a 26 de agosto, a 7.ª edição do FARCUME – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro, tendo como palco a Sociedade Recreativa Artística Farense «Os Artistas», situado na Rua do Montepio, n.º 10. As sessões terão início todos os dias às 21h30 e este ano, fruto dos apoios conseguidos, serão de entrada livre.
O festival é da responsabilidade da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro e regressa ao local que o viu nascer e que tem sido seu parceiro desde a primeira hora. Para além disso, o certame passa dos habituais quatro dias, para seis dias de cinema de curta-metragem. Ao todo, foram recebidos cerca de 1500 curtas-metragens, oriundas dos quatro cantos do mundo, tendo a organização selecionado para exibição perto de duas centenas de trabalhos, o que representa quase 30 horas de cinema repartidas por quatro categorias: Animação, Documentário, Ficção e Videoclips.
À semelhança do que sucedeu em 2016, houve um número significativo de curtas-metragens portuguesas a concorrer e a serem selecionadas para exibição. Para além de Portugal, que volta a ser o país mais representado, estão selecionados filmes de 40 países, entre eles Espanha, Alemanha, França Itália, EUA, Canada, Argentina, Peru, Bolívia, Brasil, Irão, Iraque, India, China, Israel, Austrália e Azerbeijão. O objetivo do FARCUME passa por procurar, dentro de um ambiente informal, bem-disposto e descontraído, premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, atores e equipas técnicas que, sem terem os orçamentos da indústria cinematográfica de Hollywood, executam excelentes trabalhos mas que nem sempre têm a divulgação desejada e merecida.