A Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada é uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne centenas de pessoas para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra. Até dia 15 de agosto haverá várias missas e representações cénicas em Albufeira, com destaque para a Procissão de Velas e o Cortejo pelo Mar que junta dezenas de barcos.
Assim, de 7 a 11 de agosto, a Igreja Matriz acolhe Eucaristias, às 09h e às 21h. No dia 12 haverá Eucaristia pelas 18h e, às 21h, a Missa será seguida de Procissão até à Ermida da Orada, onde decorrerá o Terço da Família. Em Olhos de Água, a Eucaristia terá lugar às 20h. A 13 de agosto, às 21h, há adoração Eucarística e Oração do Terço com os pescadores na Ermida da Orada.
Os festejos culminam com um grande programa no Largo da Ermida de Nossa Senhora da Orada, junto à Marina de Albufeira, no dia 14 de agosto. Às 15h15 haverá oração do Terço, na Ermida da Orada, seguida de Eucaristia Solene, às 16h. A partir das 17h15 os barcos reúnem-se numa procissão pelo mar, onde é venerada a Imagem de Nossa Senhora da Orada. À noite, o Largo da Nossa Senhora da Orada acolhe um espetáculo musical com o fadista Ricardo Ribeiro.
As festividades encerram no dia 15 de agosto – dia Santo – com solenes Eucaristias na Igreja Matriz, pelas 10h, na Quinta da Balaia, às 11h30, e às 19h na Ermida da Orada.