Um dos mais emblemáticos festivais gastronómicos do país, o Festival da Sardinha - cuja primeira edição remonta a 1985 - volta a ter lugar na zona ribeirinha da cidade de Portimão, com cinco noites de festa onde será possível degustar a afamada sardinha assada como manda a tradição, em pão caseiro ou no prato acompanhada com a batata e a salada à algarvia. A animação também será uma constante na zona ribeirinha, de 2 a 6 de agosto, entre o museu de Portimão e a zona entre pontes, com artesanato, doçaria, animação de rua e sonoridades várias, que vão do folclore à música tradicional portuguesa, passando ainda pelo teatro.
O evento atrai anualmente milhares de visitantes e volta a associar-se aos restaurantes mais antigos e tradicionais desta zona da cidade, garantindo a qualidade e segurança alimentares que este ex-líbris requer. Deste modo, os restaurantes À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, O Meco, Retiro do Peixe Assado, Ú Venâncio e Zizá voltam a exibir nas entradas dos seus estabelecimentos a insígnia «Aqui há Sardinha!», identificação que assegura a sua participação no Festival da Sardinha e garante, aos visitantes, a qualidade e garantia de que, nestes estabelecimentos, poderão saborear a melhor Sardinha Assada da cidade, acompanhada com a batata cozida e a tradicional salada à Algarvia.


Cada um destes estabelecimentos contribuiu com um montante simbólico que foi totalmente canalizado para a contratualização de artistas e associações culturais locais que assegurarão a animação de rua e do eixo dos restaurantes aderentes, num esforço conjunto que pretende integrar, envolver e dinamizar toda a baixa e zona ribeirinha da cidade. Para quem deseje, no entanto, experimentar a deliciosa sardinha assada em pão caseiro, terá novamente à disposição dois pontos de venda junto à antiga lota, a cargo das duas coletividades locais, GEJUPCE Portimão – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e Boa Esperança Atlético Clube Portimonense. Para os que menos apreciem a sardinha assada, os menus de petiscos regionais continuarão a ser uma opção na zona dos expositores.
A nível musical, o destaque mantém-se no programa de artistas que diariamente, a partir das 22h, animará todos os visitantes no palco principal, localizado junto à antiga lota, com concertos repletos de boa disposição e emoção. O cartaz arranca no dia 2 de agosto com Aurea, que vem apresentar o seu novo álbum «Restart», e prossegue com o artista local Reflect (dia 3), o grupo musical Átoa (dia 4), a fadista Cuca Roseta, que apresenta o seu último álbum de originais «Riu» (dia 5) e termina com o espetáculo e boa disposição do compositor, produtor e cantor João Só (Dia 6). Também no coreto haverá animação musical ao longo de todos os dias do festival, numa iniciativa a cargo da Junta de Freguesia de Portimão, com sonoridades várias que vão desde o Fado à Música Popular e à Música dos anos 60, 70 e 80. Assim, entre as 19h30 e as 21h30, subirão ao palco do Coreto os artistas Renato Reis (dia 2), Teresa Viola (dia 3), Escola de Fado BEACP (dia 4), Sephirah (dia 5) e Fonte Nova (dia 6).


O artesanato, petiscos e doçaria regionais têm presença obrigatória neste evento que conta já com a participação de três dezenas de expositores, que prometem trazer até Portimão o melhor que o artesanato e o sector agroalimentar regionais podem oferecer. No decorrer do Festival da Sardinha, e ao longo da zona ribeirinha de Portimão, existirão também vários polos de atração para miúdos e graúdos, dos divertimentos infantis à feira do livro que decorre até 24 de agosto, passando pelas gargalhadas asseguradas com a peça de teatro «Noivo por Acaso», com Fernando Mendes no papel principal, em palco, de 3 a 27 de agosto, no Teatro Municipal de Portimão.
O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão, a APS - Administração dos Portos de Sines e a EMARP – Águas e Resíduos de Portimão, com o patrocínio da Malo Clinic, No Solo Água, Socialgar Seguros, Sagres e Delta Cafés, e o apoio do Barlavento - Semanário Regional do Algarve e do Turismo do Algarve. O Festival tem ainda como rádio oficial a Alvor FM.