A habitação é entendida como eixo fundamental do trabalho social do município de São Brás de Alportel, centrado nas pessoas, e tem motivado o investimento na ampliação e na renovação do parque de habitação social. A par do trabalho realizado pelos serviços camarários na manutenção regular dos seus 50 fogos de habitação social, a Autarquia leva igualmente a cabo obras de maior envergadura. Neste momento decorrem diversas intervenções, num investimento que supera os 50 mil euros, com parte substantiva a dizer respeito a obras de beneficiação geral em seis habitações do Bairro Social, adjudicadas a empresa locais; uma nova fase de pinturas das habitações camarárias do Bairro realizada recentemente e uma nova empreitada de substituição das janelas no Bairro Social.


Dar mais e melhores respostas às necessidades da população é uma preocupação permanente da autarquia que tem vindo a desenvolver esforços para alargar o seu parque de habitação social. Neste sentido, a Câmara Municipal assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel que lhe permite criar novos fogos de habitação social através da adaptação de imóveis devolutos da Santa Casa. Após a formalização do acordo já foi estabelecido o primeiro contrato de comodato, que tem por objeto a cedência de uma habitação, cuja obra de adaptação já está em curso. Ao abrigo de uma parceria com a Junta de Freguesia, a autarquia apoia também a concretização de obras de melhorias no Bairro Graça a Deus, propriedade da Junta de Freguesia. Em complemento a todo este trabalho, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel continua a desenvolver o programa «Mão Amiga», com um orçamento anual na ordem dos 50 mil euros, que apoia as famílias que não vivem em habitação social, mas que precisam de ajuda para realizar obras essenciais para garantir a dignidade e o conforto do lar de quem menos tem.


As políticas de habitação da autarquia não se ficam pela reabilitação dos edifícios e procuram, sobretudo, a plena inclusão social. Com esse objetivo, foi construído o Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, que veio complementar o Espaço Desportivo já existente no local e que permite a realização de um vasto conjunto de atividades e o acompanhamento social, de proximidade, de todo este complexo habitacional. O projeto de intervenção comunitária «Bem Me Quer», que tem sede neste espaço, é responsável por uma programa de atividades diversificadas, que envolvem moradores e outros participantes, num salutar convívio que deu uma nova dinâmica ao Bairro.