A categoria de «Aldeias Rurais» do concurso «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias» foi votada, na noite de 16 de julho, durante a Gala transmitida em direito pela RTP a partir de Paderne, no concelho de Albufeira, tendo sido Paderne e Sistelo as duas finalistas a passarem à fase seguinte. Para trás ficaram as outras concorrentes desta categoria, nomeadamente Alegrete, a também algarvia Cachopo, Casal de S. Simão, Faial e Manhouce. Faltam ainda cinco eliminatórias para se encontrar as 14 finalistas, entre as quais irão ser apuradas as «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias», numa emissão especial que irá decorrer, no dia 3 de setembro, em Piódão.


Carlos Silva e Sousa, em mensagem publicada no seu Facebook, falou de “um dia bom para o concelho de Albufeira no seu conjunto e em particular para a freguesia de Paderne, cujos efeitos são completamente positivos e de grande impacto para milhões de portugueses, com a transmissão RTP e RTP Internacional”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu a todos aqueles que se empenharam neste desafio, com Paderne a passar à fase final das «Aldeias Maravilhas de Portugal». “Ter aqui esta transmissão televisiva já é positivo para a divulgação do nosso destino turístico, para todo o ano, com um enfoque na natureza, no património, mas muito em especial nas pessoas e na cultura, o que nos enriquece a todos. Tratou-se também de um ato de amor para Paderne, que a todos nos engrandece. Este é um grande concelho e é uma honra pertencer-lhe”, reforçou o edil. 


A competir com Paderne estiveram Alegrete (Portalegre), Cachopo, (Tavira), Casal de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Faial (Santana/Madeira), Manhouce (São Pedro do Sul) e Sistelo (Arcos de Valdevez). A votação, que foi efetuada através de chamada telefónica, a partir das 11h30, no programa da manhã, transmitido a partir do largo Eng.º Duarte Pacheco, no coração de Albufeira, terminou poucos minutos antes do final da Gala, tendo a empresa Pwc, a consultora independente responsável por garantir a isenção e idoneidade dos resultados, referido que foi uma votação muito renhida. A 27 de agosto, a RTP transmite um programa com as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), dando depois início a uma semana inteira de votação até ao dia 3 de setembro.