A Câmara Municipal de Albufeira é um dos primeiros
municípios do País a implementar uma ferramenta de comunicação inovadora que
utiliza os beacons – uma tecnologia de ponta, de fácil utilização, baseada no
marketing de proximidade - para enviar notificações a quem estiver no sítio
certo e tiver esta aplicação instalada no telemóvel.
O objetivo passa por agilizar a comunicação e envolver
residentes e turistas nas organizações do Município, aproveitando as
potencialidades do marketing de proximidade para divulgar todas as novidades na
área do turismo e da realização de eventos. Assim, ao entrar no raio de ação do
beacon, o utilizador irá receber as informações disponibilizadas no seu
telemóvel, através do sistema Bluetooth.
Numa fase inicial serão instalados sete beacons,
nomeadamente no edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Lídia
Jorge, Galeria Municipal João Bailote, Auditório Municipal, Galeria Municipal
Samora Barros, Museu Municipal, Posto de Turismo de Santa Eulália e Posto de
Turismo junto à entrada principal da cidade. Se quer estar a par das últimas
novidades da capital do turismo, instale já a aplicação no seu telemóvel que
pode descarregar em: http://www.beaconportugal.com/download.
Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos
Silva e Sousa, trata-se de uma excelente aposta, com ganhos significativos em
termos de comunicação e de proximidade dos cidadãos. “A comunicação autárquica
tem que se modernizar, acompanhar as mudanças tecnológicas, de forma a ganhar
em celeridade, clareza e transparência, ficando cada vez mais perto das
pessoas. Somos um destino de forte componente turística, reconhecido pela sua
beleza natural e paisagística, gastronomia, património, animação, que valoriza
quem aqui vive e sabe receber quem nos visita, daí a importância desta
ferramenta que nos coloca na vanguarda da comunicação a nível autárquico”,
realçou o autarca.