Vai ser apresentado, no dia 27 de julho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, o livro «Contos por Cordas», de Julieta Lima. Na obra estão incluídos 17 contos a dizer de casos a acasos de vidas de quem vive ou já não. Vidas de gente, bichos, árvores. Livro com alegrias e tristezas, contos com vida e morte com vida.
Do ponto de vista da expressão, Julieta Lima revela notável mestria no manuseio do socioleto olhanense. Contrariamente ao que por vezes acontece, o falar típico de Olhão não é aqui macaqueado com intenção anedótica, nem sequer como adorno ou ingrediente linguístico para consecução da cor local. A imbricação entre linguajar, cenários naturais, carateres das personagens e natureza das ações é tal que todos estes elementos se implicam mutuamente.
Por outro lado, a construção dos diálogos e a sua articulação com o discurso do narrador resultam numa toada constante, sem quebras, e numa indesmentível impressão de autenticidade, potenciada pela propriedade da linguagem. O manuseio da língua não é o único aspeto a considerar num acervo de 17 contos de temáticas variadas que não fogem, no entanto, ao enquadramento local. O que sobreleva, em quase todos eles, e confere ao conjunto grande unidade, é o gosto pela vida, mesmo se o avançar da idade possa fazer do corpo uma causa de sofrimento.
Julieta Lima nasceu em Olhão, em 1949. Trabalhou em Faro e reside em Almancil, Concelho de Loulé. Tem, neste momento, quatro obras publicadas: «No Orvalho das Horas», «Porta Sim Porta Não», «O Conto do Vilão» e «Contos por Cordas».