Um grupo de 20 jovens franceses, residentes no município de Roche La Molière, região de Ródanos-Alpes, com o qual o município de São Brás de Alportel está a desenvolver um projeto de geminação, visitou o concelho algarvio durante cinco dias para conhecer a realidade dos jovens são-brasenses e descobrir a região mais a sul de Portugal. Esta visita vem concretizar um dos objetivos da geminação entre os dois municípios, firmado oficialmente no dia 1 de junho, nomeadamente o intercâmbio entre jovens de ambas as regiões, de modo a proporcionar uma saudável e muito enriquecedora partilha de realidades e experiências.
Os jovens, acompanhados por técnicos do município francês e por uma Vereadora do município de Roche la Molière, foram recebidos pelo executivo municipal e por representantes do Fórum Municipal da Juventude, prosseguindo um vasto programa de atividades que lhes permitiu conhecer a realidade dos jovens são-brasenses. O grupo visitou o centro histórico e o valioso património local, descobriu a natureza privilegiada do território, com atividades de aventura no Monte dos Marafados e na Serra Algarvia, teve a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências com os jovens da  associação JNC – Jovens e Natureza e do projeto «Cria Mais», entre diversas iniciativas. O Museu do Trajo, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, o monumento-réplica do hidroavião Santa Cruz, a Cortiça e a Doçaria integraram a rota dos jovens, coordenada e sempre acompanhada pelo Sector de Turismo da Câmara Municipal.
Na área do desporto, o grupo participou em atividades do Clube de Artes Marciais e ficaram a conhecer o Parque Desportivo Municipal, tendo a oportunidade de refrescar das tardes quentes de Verão no Complexo de Piscinas Descobertas. Uma noite de fado especial com marchas populares no Museu do Trajo de São Brás de Alportel e um circuito que permitiu conhecer algumas da iguarias típicas em diversos restaurantes do concelho complementaram a experiência. Aproveitando a presença num destino turístico de referência internacional como é o Algarve, os jovens desceram também ao litoral para usufruir das praias algarvias.