Foi anunciado, no dia 15 de julho, o programa da 8.ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que se realiza, entre 4 e 8 de outubro, em Sagres, verdadeiro ponto de encontro das aves migratórias e dos amantes da natureza. Serão cinco dias com atividades a decorrer de manhã à noite em várias zonas de Vila do Bispo, com incidência para Sagres.
O programa é muito diversificado, mas o destaque vai para as saídas de observação de aves em terra e no mar. Como não só de aves vive o festival, o programa conta também com caminhadas, passeios para conhecer a geologia, a flora e o património local, sessões de anilhagem, passeios de barco, atividades dirigidas aos mais novos, mini-cursos e outras atividades interessantes e relacionadas com o mote que une organização e participantes – a Natureza.
Entre as surpresas a destacar para a edição deste ano contam-se momentos de convívio ao pôr-do-sol, concertos, observatórios móveis e viagens de comboio para descobrir de uma forma cómoda Sagres. A participação implica inscrição nas atividades através de um formulário que se encontra no site do festival, sendo que muitas das atividades esgotam bastante rapidamente. Existem atividades gratuitas e outras pagas, mas sempre com um desconto especial para os participantes do festival.
Esta iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Bispo tem como copromotores a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem.