Mais sete ambulâncias e dois motociclos vão reforçar o dispositivo de meios do INEM da Região do Algarve nos meses de Verão. A celebração dos protocolos de cooperação entre o INEM, os Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa, com vista a reforçar os meios de emergência e a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita, realizou-se, no dia 17 de julho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro. A cerimónia juntou o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, o Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, o Presidente da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Norberto Martins, e o Vice-Presidente da CCDR Algarve, Adriano Guerra, e incluiu ainda a assinatura de um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim.
No decorrer da sessão, Paulo Morgado enalteceu a disponibilidade da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros para assumirem esta colaboração com o INEM e considerou ser este um dia muito importante para o Algarve. “Com estes protocolos consegue-se fazer um reforço de meios do INEM na Região que representa o dobro daquele que foi feito no ano passado. Este esforço que o INEM está a fazer significa dinheiro. Quanto mais meios existirem no terreno, maior é o investimento que o INEM faz, portanto, agradeço ao INEM que, apesar das dificuldades, soube encontrar os meios para conseguir colocar no terreno um dispositivo que conseguirá prestar um serviço melhor e mais segurança à nossa população”, salientou o presidente da ARS Algarve, destacando ainda o Posto de Emergência Médica aberto em Alcoutim “Estamos a caminhar para ter o Algarve todo coberto com meios de emergência facilmente acessíveis e com equidade para todos os cidadãos, quer eles vivam na serra, no barrocal ou nas zonas do litoral”.
O Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, também reconheceu a importância destes protocolos de colaboração com os Bombeiros e com a Cruz Vermelha Portuguesa para, em conjunto, se conseguir responder às necessidades da população, quer em acidentes, quer em situações de doença súbita. “Estamos em condições de assegurar o socorro e assistência em emergência seja feita com a capacidade, a competência e os recursos necessários no terreno. É importante começar a olhar para o Algarve não só no Verão mas ao longo de todo o ano, visto que a sazonalidade do turismo vai-se esbatendo e a região consegue ter cada vez mais visitantes todos os meses do ano”


Na sua intervenção o Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, elogiou este juntar de vontades e realçou que a cerimónia, apesar de simples, demonstra que se está a seguir por “um novo e melhor caminho na melhoria da prestação de cuidados às nossas populações, o que mostra uma nova abertura do INEM e reforço de uma coabitação e parceria com os bombeiros para servir melhor e com confiança as nossas populações”. No mesmo sentido, o Presidente da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Norberto Martins, destacou a vasta experiência e tradição da Cruz Vermelha Portuguesa nesta área de intervenção, mostrando-se convicto de que estão capacitados para dar uma resposta adequada em articulação com o INEM.
Assim sendo, ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, o reforço sazonal de meios do INEM prevê mais sete ambulâncias e dois motociclos, assim distribuídos:

1 ambulância de socorro na CVP de Portimão, sediada em Portimão
1 ambulância de socorro na CVP de Tavira, sediada em Altura (Castro Marim)
1 ambulância de socorro na CVP Faro-Loulé, sediada em Almancil
2 ambulâncias de socorro na CVP Albufeira-Silves, sediadas em Ferreiras e Armação de Pera
1 ambulância de socorro nos Bombeiros de Portimão
1 ambulância de socorro nos Bombeiros Albufeira
1 motociclo de emergência médica do INEM em Portimão
1 motociclo de socorro nos Bombeiros Albufeira

Alguns dos meios que integram o dispositivo de reforço sazonal estão já em atividade desde o dia 1 de junho e vão continuar até ao dia 30 de setembro. De referir ainda que, por ocasião da 36.ª Concentração Internacional de Motos, o INEM vai ainda colocar em funcionamento, nos dias 21, 22 e 23 de julho, na cidade de Faro, mais uma ambulância de suporte imediato de vida e mais um motociclo de emergência médica.
Entretanto, com a constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim o INEM capacita, à exceção do concelho de Castro Marim - que não dispõe de Bombeiros ou CVP - a totalidade dos concelhos do Algarve com uma Ambulância do INEM. A partir desta data, este Corpo de Bombeiros inicia o processo conducente à operacionalização de uma Ambulância de Socorro subsidiada pelo INEM e que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita. O INEM reforçou também a sua presença no Algarve com a recente reativação funcional da sua Delegação Regional, que havia sido desativada em 2012.