A 26.ª edição da Feira da Serra regressa, de 27 a 30 de julho, a São Brás de Alportel com a promessa de continuar a reinventar-se e a surpreender os visitantes com novos espaços e iniciativas, direcionados para todas as idades e mantendo os seus ingredientes essenciais: diversidade, qualidade e genuinidade. Este ano, o vinho é o convidado especial.
Durante a apresentação à comunicação social, na FNAC de Faro, no dia 21 de julho, o executivo constituído pelo presidente de Câmara Vítor Guerreiro e pelos vereadores Marlene Guerreiro e Acácio Martins lembraram que os objetivos do certame são os mesmos há mais de um quarto de século: valorizar, proteger e promover as tradições e costumes da Serra do Caldeirão e do Algarve; promover e preservar os saberes ancestrais associados ao artesanato local e à confeção de produtos agroalimentares, enquanto impulsionadores da atividade económica da serra e barrocal; proporcionar o contacto direto com a fauna e flora, no sentido de sensibilizar para a biodiversidade local e respetiva importância; divulgar apostas inovadoras de empreendedorismo local e regional; promover a gastronomia tradicional assente nos valores da Dieta Mediterrânica; valorizar o Comércio Local; apresentar a oferta turística do território são-brasense nas mais diversas áreas.
Tudo isto é oferecido aos visitantes num espaço multifacetado e acessível, mais uma vez no Recinto da Escola Poeta Bernardo de Passos, e através de um programa repleto de atividades e momentos de animação para todas as faixas etárias. Para entrar, o ingresso diário individual custa 3,50 euros, enquanto o bilhete de quatro dias custa 10 euros, o mesmo valor que tem o ingresso diário família.
A organização da Feira da Serra é da responsabilidade da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da comunidade local e o apoio de um conjunto de entidades locais, regionais e nacionais e, como três dias já não enchiam as medidas de visitantes, dos participantes e da população, que manifestavam a vontade do certame ser alargado, a edição deste ano conta com mais um dia. Serão, então, quatro dias de grande animação, num recinto com mais de 16 mil metros quadrados e 100 por cento acessível para todos, independentemente de quaisquer limitações ao nível da mobilidade.


Conforme referido, o vinho é o convidado especial de 2017 e os seus aromas e texturas vão invadir os sentidos e conquistar o paladar com sabores aveludados e quentes. Assim, no Palco Sabores, vão ter lugar degustações e provas dos melhores vinhos do Algarve em todas as noites. Outra novidade será uma Mini Feira do Turismo, onde mais de uma dezena de agentes turísticos são-brasenses darão a conhecer um território cheio de potencialidades e atividades emocionantes, ligadas à natureza e ao desporto ao ar livre. Feira da Serra que acolherá, também, a última paragem da carrinha do «Roteiro Cidadania em Portugal», no dia 28 de julho, com uma carrinha apetrechada com instrumentos pedagógicos e informativos sobre a cidadania, sobre os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.
Na Feira da Serra será apresentado o novo site turístico de São Brás de Alportel, um portal especialmente criado para dar a conhecer as melhores experiências que o município tem para lhe oferecer, desde a sua história, cultura e património aos trilhos que serpenteiam pela densa vegetação da Serra do Caldeirão ou pelos tons vermelhos do barrocal. Mas também será realçada a doçaria típica feita à base dos produtos locais, a amêndoa, o figo, a alfarroba, salpicada com aromas de água-ardente de medronho. No mesmo âmbito será lançado o Vídeo Promocional do município, que revela, de forma peculiar, algumas das potencialidades turísticas deste concelho localizado entre a serra e o mar.

Marlene Guerreiro, o enófilo Gilmar Brito, Vítor Guerreiro e Acácio Martins

A animação, como de costume, será uma constante e um dos destaques volta a ser o «São Brás Fashion», na noite de 29 de julho, tendo como tema inspirador o vinho. Será um desfile onde reinará a beleza e a juventude são-brasenses, dando a conhecer a qualidade e diversidade da oferta do comércio local, nos setores de vestuário, calçado e acessórios. E é pelo palco principal que vão passar as grandes atrações David Carreira (27), Cuca Roseta (28), João Pedro Pais (29) e Roberto Leal (30). A animação não fica, porém, por aqui, pois existem ainda o Palco Sonoridades, para outros projetos musicais, e o Palco Radical, mais vocacionado para as atividades desportivas.
Para além do já referido, os visitantes podem ainda desfrutar do Sítio dos Ofícios, onde se poderá assistir ao moer do trigo, ao fiar do linho, ao trabalhar a palma e o esparto, ao conserto do calçado; na Aldeia Serrana podem-se adquirir as peças do mais genuíno artesanato, feitas com os materiais da região, por mãos que conhecem a mestria do tempo, assim como apreciar os bons produtos da Serra do Caldeirão, como os doces regionais, o mel, a aguardente, os licores, os gelados caseiros, o pão de noz, de cebola ou de sementes, um infindável mundo de aromas, sabores e texturas; no Encontro de Sabores estarão concentrados seis espaços de restauração e três tasquinhas à portuguesa, onde se poderão saborear os aromas e paladares da cozinha tradicional; o novo Espaço Terra apresentará empresas e projetos na área da agricultura, da energia, da silvicultura, da pedra e de todo um conjunto de equipamentos amigos do ambiente e desta casa que é de todos
Outros espaços habituais da Feira da Serra são: o Encontro de Saberes, onde se dá lugar ao associativismo, uma força viva da comunidade são-brasense; o Mercado revela os sabores da agricultura tradicional; o Picadeiro assume-se como o espaço para os apaixonados pela arte equestre; os animais típicos da Serra mostram-se no Sítio dos Animais, com burros, uma égua, uma mula, cabras, ovelhas, codornizes, perdizes, galinhas, coelhos, fracas, póneis, porcos, patos, gansos, entre muitas outras espécies autóctones; finalmente, o Sítio dos Curiosos é um espaço de animação infantil, preparado para receber os visitantes mais jovens, com um mundo de brincadeiras e atividades à sua espera. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina