Realiza-se, no dia 13 de agosto, em Monsanto, a Gala Pré-Finalista na categoria de Aldeias Monumento, durante a qual estará em votação a candidatura de Estoi, cujo padrinho é o ator e encenador Luís Vicente. O diretor da ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve é um grande entusiasta desta aldeia do concelho de Faro.
Na gala estará presente igualmente o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, bem como uma claque que irá defender a propositura de Estoi a 7.ª Maravilha de Portugal, chefiada por José de Paula Brito. A Casa do Povo de Estoi prestou também valioso apoio, angariando membros para a claque e tratando da participação artística nesta gala, em que estarão a votação, para além de Estoi, as aldeias de Almeida, Evoramonte, Idanha-A-Velha, Monsanto, Monsaraz e Sortelha.
Os portugueses poderão votar na sua aldeia favorita durante a semana que antecede essa gala, através de um telefonema para um número a designar. A partir de 20 de agosto, a lista das 14 finalistas ficará fechada e, a 27 de agosto, a RTP transmitirá um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas galas anteriores, começando então uma semana inteira de votação. As sete eleitas serão conhecidas a 3 de Setembro, em cerimónia no Piódão.
A Aldeia de Estoi, situada na União de Freguesias de Conceição e Estoi, caracteriza-se pelo seu património riquíssimo de onde se destacam vários monumentos como as Ruínas Romanas de Milreu; a Igreja Matriz de Estoi; o Palácio de Estoi, com os seus jardins, fontes e estatuária; ou a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, templo seiscentista onde se podem encontrar azulejos de padrão do século XVII e uma imagem da Nossa Senhora datada do século XVIII.