O início do procedimento para elaboração do PIERPFA - Plano de Intervenção em Espaço Rústico para o Pego Fundo em Alcoutim foi aprovado, no dia 27 de julho, em reunião de Câmara. O sucesso dos últimos anos da praia fluvial de Alcoutim e o turismo ligado às atividades de natureza que se tem vindo a desenvolver no nordeste algarvio serão reforçados com novas áreas de alojamento - integradas em empreendimentos turísticos - nas tipologias de caravanismo e campismo, que se prevê instalar na área do PIERPFA.
Num prazo máximo de 18 meses será elaborada a proposta do PIERFPFA, que prevê a valorização das valências naturais e turísticas da zona, o enquadramento paisagístico da área do Pego Fundo e a infraestruturação do espaço, com vista à criação de um parque de campismo, um parque de caravanismo, um espaço para zona desportiva e recreativa e um local de apoio às restantes atividades. A área, de propriedade totalmente municipal, corresponde a cerca de 7,38 hectares e dista cerca de meio quilómetro do Rio Guadiana, possuindo excelentes vistas sobre a Ribeira, Alcoutim e toda a paisagem circundante. A zona é delimitada a norte pela estrada Municipal 507, a sul pela Praia Fluvial do Pego do Fundo e a nascente pela EBI de Alcoutim, acabando na Ribeira de Cadavais.
O PIERPFA vai ainda estar sujeito a um procedimento de avaliação ambiental e irá alterar o Plano Diretor Municipal (PDM) na sua área de intervenção, quer devido à Reserva Ecológica Nacional (REN), quer em termos da Reserva Agrícola Nacional (RAN), introduzindo uma nova disciplina de ocupação, uso e transformação do solo para a área em causa. Apontados como um dos principais produtos da região pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve, o campismo e o caravanismo são a nova aposta do Município de Alcoutim, que agora pretende valorizar e aproveitar o turismo e atividades relacionadas com a natureza.