Entre os dias 2 e 9 de julho, 18 jovens alcoutenejos tiveram a oportunidade de usufruírem de atividades desenvolvidas em ambiente universitário, numa iniciativa que já vai no quarto ano de existência e que decorre no âmbito do Protocolo de Colaboração estabelecido entre o Município de Alcoutim e a Universidade do Porto. Através deste Protocolo, a autarquia pretende promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas e o interesse pelos estudos superiores, proporcionar a familiarização com o ambiente académico e contribuir para a escolha de um percurso vocacional.
Os jovens participaram em atividades promovidas pelas diferentes faculdades da Universidade do Porto, entre as quais «Letras, tinta e graffiti» (Faculdade de Belas Artes), «Porto (com)vida» (Faculdade de Letras), «Aos ritmos do desporto: ar, terra e mar» (Faculdade de Desporto) e «Química em ação» (Faculdade de Ciências). Estas atividades foram complementadas com momentos de divertimento e convívio através da participação em jogos e ações de grupo, com os demais estudantes oriundos de todo o país, concedendo-lhes ainda a oportunidade de conhecerem e explorarem de um modo ativo as cidades que os acolheram.
Ao Município coube assegurar a divulgação, alojamento e transporte da totalidade dos alunos do concelho, a frequentar o 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, inscritos nesta iniciativa, bem como proporcionar uma visita guiada à exposição «Leonardo Da Vinci – As invenções do génio» e um Cruzeiro pelo Rio Douro.