O Rugby Clube de Loulé é o único do Algarve a disputar os campeonatos nacionais e é a equipa mais importante da modalidade na região pelo longo historial e palmarés. Depois de, no dia 3 de junho, vencer a equipa da Agrária de Coimbra por 26-14 e conquistar um lugar na final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, defrontou, no dia 15 de junho, o Guimarães Rugby UFC, na Bairrada, tendo vencido mais uma vez, agora por 30-7. Desta forma, o Rugby Clube de Loulé assegurou o título de vice-campeão da 2ª Divisão, com acesso direto ao escalão superior.
Na época de 2017/2018, o clube de Loulé irá encontrar alguns dos mais importantes emblemas nacionais como o Sporting Clube de Portugal e irá realizar jogos do Minho ao Algarve. O clube é presidido por José Moura e a equipa sénior foi treinada durante a presente época pelo inglês Joe Ajuwa e pelo escocês Bruce Liddle. Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o Rugby Clube de Loulé tem sido, ao longo dos anos, um dos grandes embaixadores desportivos do Concelho, levando o nome de Loulé não só pelo país fora, mas também além-fronteiras, com participações em diversas provas internacionais.
Num Município marcado pela multiplicidade de nacionalidades, de acordo com este responsável é importante também este ecletismo desportivo que faz com que coexistam em Loulé mais de 40 modalidades. No caso do râguebi, a forte influência da comunidade britânica residente no Concelho foi determinante para a implementação da modalidade, mas são cada vez mais os jovens louletanos que se dedicam à prática deste desporto.
O RCL foi fundado no dia 29 de junho de 1982, e conta atualmente com 160 atletas federados, cerca de 300 sócios, participa nos diversos torneios e campeonatos organizados a nível nacional, nos variados escalões, dos Sub-8 aos Seniores, passando também pelas competições femininas. Organiza desde 1986 o Torneio Internacional de Rugby do Algarve. Já foi distinguido várias vezes com o Prémio Fair Play pela Federação Portuguesa de Rugby e foi agraciado com a Medalha Municipal de Grau Prata, pelo papel que tem desempenho no contexto desportivo regional e na divulgação da modalidade no país.